TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Ambientais

Trabalho Escolar: Impactos Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  5.276 Palavras (22 Páginas)  •  2.986 Visualizações

Página 1 de 22

FÁBIO FREITAS CLAUDINO

FLORITAN

CICERO

HERIC

QUAIS OS IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELOS LIXÕES E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

FEIRA DE SANTANA – BA

MAIO/2013

TURMA - CIV3AN

FÁBIO FRITAS CLAUDINO

FLORITAN

CICERO

HERIC

QUAIS OS IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELOS LIXÕES E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Artigo apresentado para 2ª unidade da disciplina TID I, curso Engenharia Civil, solicitado pela professora Ozineide.

FEIRA DE SANTANA – BA

MAIO/2013

TURMA - CIV3AN

ESTUDO QUE FAZ O LEVANTAMENTO DE ALGUNS IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELOS LIXÕES E POSSÍVEIS SOLUÇÕES

Resumo

Este artigo vem expor alguns impactos ambientais causados pela existência de lixões, mostrando, de modo geral, suas causas e consequências à sociedade, e associando-os a algumas possíveis soluções. Será também citado algumas leis que regem a matéria. Para realização desse artigo foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o objeto de estudo (Alguns Impactos Ambientais Provocados Pelos Lixões e Possíveis soluções), na qual foi realizado com o auxílio de livros, artigos, revistas e da internet.

Palavras-chaves: Impactos Ambientais, Lixões, Possíveis soluções.

SÚMARIO

1 – INTRODUÇÃO................................................................... 04

2 – COMPOSIÇÕES DO LIXO.............................................. 04

3 – O PROBLEMA DOS RESÍDUOS

SÓLIDOS PARA OS MUNICÍPIOS .................................... 04

4 – LIXÃO X ATERRO

5 – METODOLOGIA

6 – RESULTADOS DA ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS

7 – SOLUÇÃO: (DESENVOLVIMENTOS SUSTENTÁVEIS).............................................................. 05

7.1 – POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTEAL E A AGENDA 21

.................................................................. 05

8 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

8.1 - CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

9 - REFERÊNCIAS

1 – INTRODUÇÃO

Nos primórdios, segundo a história, os primeiros homens eram nômades, logo, moravam em cavernas; sobreviviam da caça e da pesca; vestiam-se de peles e, decerto, formavam clãs, ou seja, compunha-se de uma população minoritária em relação à existente no mundo atual. Quando a comida começava a escassear, a clã se mudava de região a região e seus lixos, deixados pra trás a cargo do meio ambiente, sendo decompostos sob a ação do tempo.

À medida que o homem foi civilizando-se passou a produzir peças para promover seu conforto: vasilhames de cerâmica, instrumentos para a caça e para o plantio, roupas mais apropriadas. Desenvolveu outros hábitos, como construção de moradias, criação de animais, cultivo de alimentos, além de se fixar como ser social, agora, de forma permanente. Entretanto, a produção de lixo se fazia presente, consequentemente, ia aumentando, mas ainda não se constituía como um problema mundial, por ser decorrente de uma população inexpressiva diante do universo.

Naturalmente, esse desenvolvimento foi se acentuando paulatinamente. E a população humana através dos séculos aumentava gradativamente e, com o advento da revolução industrial possibilitou um salto a produção em série de bens e de consumo, gerando uma problemática de geração e o descarte de lixo tomou um grande impulso, ocasionando o início do desequilíbrio atmosférico.

No entanto, esse fato não causou tanta preocupação, pois o que estava em alta era o desenvolvimento industrial, não suas consequências. E foi a partir da segunda metade do século XX que se iniciou uma reviravolta, ou seja, a gênese da globalização. E foi nesse momento, que a humanidade passou a se preocupar mais com o planeta, tanto pela abertura da camada de ozônio e o aquecimento global, da Terra, despertou maior atenção da população mundial sobre os acontecimentos no meio ambiente.

Nesse despertar, a questão tornou-se matéria de discussão na atualidade, pondo ao fato gerador um delicado cuidado aonde a natureza pode ficar propensa às adversidades, seja de ordem sísmica e/ou climática. Outro indicador de discussão fica por conta da destinação final do lixo. Portanto, ambas as situações tornaram-se matérias de estudos científicos, e que devem ser vistas com certa atenção, pela comunidade mundial, infelizmente, até hoje, não está sendo visto como gravidade, esperando uma urgência expressiva, da sociedade.

No entanto, o lixo tido como um vilão da natureza pode tornar-se um indicador curioso no desenvolvimento sustentável na economia de uma nação. Ao passo em que a economia fica acelerada, mais sujeira será produzida, o que indica o crescimento de um país, aonde o consumismo torna-se cada vez maior. Daí, o problema ganha uma proporção cada vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com