TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formatação Segundo ABNT

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

Por que os materiais afundam ou flutuam?

Objetivo

Observar a densidade de algumas matérias.

Resumo

 Neste experimento, foram colocados em uma proveta substâncias e objetos com valores de densidades diferentes, encontrados do fundo ao topo da proveta nesta ordem: uma chave de metal, xarope de groselha, um grão de uva, água, óleo de soja, uma tampa de plástico e um pedaço de isopor.

Introdução Teórica

A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância, que não varia de acordo com massa e volume.  Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma:

[pic 1]

Matematicamente, a expressão usada para calcular a densidade é dada por:

[pic 2]

As unidades de medida mais utilizadas são o kg/m3, g/cm3 e g/mL. Para gases, ela costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).

Conforme se observa na expressão matemática da densidade, podemos compreender que ela é inversamente proporcional ao volume. Isso significa que, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade.

Por exemplo, a diferença entre 1 kg de chumbo e 1 kg de algodão consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo concentra-se em um volume muito menor que 1 kg de algodão. A densidade do algodão é pequena porque sua massa espalha-se em um grande volume.

Desse modo, vemos que a densidade de cada material depende do volume por ele ocupado. E o volume é uma grandeza física que varia com a temperatura e a pressão. Isso significa que, consequentemente, a densidade também dependerá da temperatura e da pressão do material. Outra consequência importante da densidade dos materiais é que o material mais denso afunda e o menos denso flutua.

                        Materiais                                                           Reagentes[pic 3]

Xarope de groselha

Água

Óleo de soja

     

Proveta

     

Chave

     

Grão de uva

     

Tampinha de garrafa plástica

     

Pedaço de isopor

        

Procedimento

Inicialmente, adicionou-se 50 mL de xarope de groselha em uma proveta. Após, pôs-se a mesma quantidade de óleo de soja que estabilizou-se acima do xarope de groselha. Então, acrescentou-se a água, até atingir o mesmo volume das demais substâncias líquidas citadas anteriormente. Por fim, foram colocados os objetos: uma chave, uma uva, uma tampinha plástica e um pedaço de isopor, que respectivamente se dispuseram.

Resultados e Discussão

Dados da massa, volume e densidade dos diferentes materiais.

Material

Massa (m)

Volume (v)

Densidade (d) = m/v

Água

48,9g

50mL

0,98g/mL

Xarope de groselha

68g

50mL

1,36g/mL

Óleo de soja

44,5g

50mL

0,891g/mL

Chave

8g/mL

Uva

10,58g

9,3mL

1,137g/mL

Tampinha de garrafa plástica

0,85g/mL

Pedaço de isopor

0,03g/mL

[pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17]

[pic 18][pic 19]

Conclusão

Pode-se concluir a partir da experiência realizada, que a densidade é a comparação da massa de diferentes materiais em volumes equivalentes. Por exemplo, na comparação do mesmo volume de xarope de groselha e óleo de soja, percebe-se que o óleo, apesar de ser equivalente ao volume do xarope, tem massa muito menor, e, portanto, menor densidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (352.3 Kb)   docx (102.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com