TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Francio e Sua Descoberta

Por:   •  4/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 5

introdução

O francio é um elemento químico de número atômico 87 e símbolo Fr na tabela periódica. É um metal alcalino altamente radioativo e altamente reativo, que se dissolve facilmente em soluções aquosas. O francio é um elemento raro na crosta terrestre, mas pode ser encontrado em pequenas quantidades em minérios de urânio e tório.

Devido à sua alta atividade radioativa, o francio é difícil de estudar e poucas propriedades físicas e químicas são conhecidas sobre ele. A sua meia-vida é extremamente curta, de apenas 22 minutos, o que significa que a maioria das amostras do elemento desintegram-se antes que possam ser estudadas adequadamente.

O francio foi descoberto pela primeira vez em 1939 por Marguerite Perey, uma química francesa, que o isolou a partir de resíduos de elementos de actinídeos. O nome do elemento vem da palavra francesa "Francium" em homenagem à França, onde foi descoberto. Perey estava interessada na aplicação biológica de frâncio e tinha grande esperança de que o frâncio fosse útil para o estabelecimento de um diagnóstico precoce de câncer. Seu desejo incondicional seria realizar esta tarefa algum dia,  Perey achava que a curta meia-vida do frâncio era conveniente para este fim. Com a ajuda dos colegas do Faculdade de Medicina, ela investigou a absorção de frâncio e outros elementos de metais alcalinos em ratos saudáveis e cancerosos. Ela observou que o frâncio concentrava duas a quatro vezes mais rápido em tecidos tumorais. Apesar do resultado animador, o projeto foi abandonado por falta de actínio (A maior parte deste elemento preparado por Perey foi mantido no Institut du Radium.)

Como o francio é altamente radioativo, não há muitas aplicações conhecidas para ele. No entanto, a sua utilização em pesquisas de física e química tem sido valiosa para entender melhor os elementos mais pesados da tabela periódica, bem como outros fenômenos químicos e físicos.

Em resumo, o francio é um elemento altamente radioativo e reativo, que é raro na natureza e difícil de estudar. Mesmo assim, sua descoberta e pesquisa expandida têm sido importantes para o avanço das ciências químicas e físicas.

Propriedades gerais:

O frâncio é um elemento extremamente raro que pertence ao grupo dos metais alcalinos. Tem o número atômico 87 e é representado pelo símbolo Fr na tabela periódica dos elementos. O frâncio tem a reputação de ser o mais instável e radioativo de todos os elementos naturais e tem uma meia-vida de apenas 22 minutos. Entre outras coisas, isso torna muito difícil obter e estudar em profundidade.

O frâncio é um metal alcalino com propriedades físicas e químicas mais ou menos semelhantes às dos outros elementos deste grupo. Tem um ponto de fusão de cerca de 27C e um ponto de ebulição de cerca de 677C. É um metal macio, branco prateado, mais denso que a água.

Número(s) de Configuração Eletrônica e Apresentação:

A configuração eletrônica do Francium é [Rn] 7s1. Isso significa que ele tem um único elétron de valência em seu orbital mais externo, o que o torna altamente reativo. Como os outros metais alcalinos, tem um número de apresentação de +1, o que significa que normalmente perde um elétron para formar um íon carregado positivamente.

Abundância:

O frâncio é um elemento incrivelmente raro e um dos menos abundantes na crosta terrestre. Estima-se que esteja presente na crosta terrestre em quantidades de cerca de 0,00002 a 0,00003 partes por milhão (ppm). Isso significa que o frâncio é cerca de 30 vezes mais raro que o ouro.

A quantidade total de frâncio presente na Terra é difícil de estimar por causa de sua meia-vida incrivelmente curta. Na verdade, é tão efêmero que é quase impossível detectá-lo no ambiente natural. Essa instabilidade torna muito mais difícil estudar o elemento, o que, por sua vez, significa que muito do que se sabe sobre o frâncio foi obtido por inferência ou modelos teóricos.

Ocorrência:

O frâncio não é encontrado naturalmente na Terra. É criado através do decaimento radioativo de outros elementos pesados, especialmente actinídeos como urânio e tório. No entanto, a quantidade de frâncio produzida dessa maneira é tão pequena que é praticamente impossível detectá-la. Como resultado, a maior parte do nosso conhecimento sobre frâncio vem de cálculos e modelos.

Obtendo:

Como o frâncio não é encontrado naturalmente na Terra, ele deve ser criado em laboratório. Isso geralmente é feito bombardeando o tório com prótons ou partículas alfa, que derrubam uma das partículas no núcleo do tório, criando o frâncio-223.

A meia-vida do frâncio-223 é de apenas 22 minutos, o que significa que é quase impossível obter uma amostra de frâncio puro e estável. A única maneira de estudar esse elemento é criá-lo em laboratório e depois estudá-lo imediatamente.

Usos principais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com