TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentação sobre água

Por:   •  9/4/2015  •  Resenha  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

A água cobre mais de 70% da superfície terrestre e é vital para toda a vida no planeta. É a substância mais abundante da natureza, ocorrendo nos rios, lagos, oceanos, mares e nas calotas polares. Dentre os diversos reservatórios, mais de 99 % correspondem aos oceanos, às geleiras e à umidade dos solos e do ar. Em função da natureza química de sua molécula, as propriedades físicas e químicas da água diferem muito das de qualquer outra substância, o que a caracteriza como constituinte fundamental da matéria viva e do meio que a condiciona.

A polaridade da água

A água é uma molécula "polar", o que quer dizer que ela tem uma distribuição desigual da densidade de elétrons. A água tem uma carga negativa parcial junto ao átomo de oxigênio por causa dos pares de elétrons não compartilhados, e tem cargas positivas parciais junto aos átomos de hidrogênio. A atração eletrostática entre as cargas positivas parciais dos átomos de hidrogênio e a carga negativa parcial do átomo de oxigênio resulta na formação de uma ligação denominada "ponte" de hidrogênio. Tais ligações permitem a união entre as moléculas de água.

Tensão Superficial

Uma medida da força elástica que existe na superfície de um líquido é a tensão superficial. A tensão superficial é a quantidade de energia necessária para esticar ou aumentar a área dessa superfície em uma unidade. Os líquidos que tem forças intermoleculares intensas tem também elevadas tensões superficiais. Assim, a água, devido às ligações de hidrogênio, tem uma tensão superficial consideravelmente mais elevada do que a maioria dos líquidos comuns. (CHANG;GOLDSBY, 2012, 475)

Dissolução

Uma das propriedades mais importantes da água líquida é a sua capacidade de dissolver substâncias polares ou iônicas para formar soluções aquosas. A interação entre as moléculas do solvente (água) e as do soluto são responsáveis pelo processo de solubilização: cada íon negativo, situado no interior de uma solução aquosa, atrai as extremidades positivas das moléculas de água vizinhas, o mesmo acontecendo com os íons positivos relativamente às extremidades negativas. Isso faz com que os íons fiquem como que recobertos por uma camada de moléculas de água solidamente ligadas a eles, o que confere grande estabilidade à solução. Nisso consiste o importante fenômeno da hidratação dos íons. A hidratação dos íons é que promove a "quebra" do retículo cristalino da substância iônica, ou seja, a dissolução: as forças existentes entre os cátions e ânions no sólido (ligação iônica) são substituídas por forças entre a água e os íons.

Densidade

A densidade de uma substância mede o grau de compacidade desta substância. E é definida pela razão entre a massa da substância e o seu volume. De fato, a água é a única substância que apresenta uma densidade maior quando se encontra no seu estado líquido.

“A água apresenta densidade variável, de acordo com as condições do meio, a maior densidade da água é atingida a zero grau centígrado.” (MOREIRA, 2001, 37)

Viscosidade

A viscosidade é uma medida da resistência que um fluido oferece ao escoamento. Quanto maior for a viscosidade, mais lentamente flui o líquido. A viscosidade de um líquido normalmente diminui à medida que a temperatura aumenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com