TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Fundamentas Na Comunicação

Trabalho acadêmico: Competencias Fundamentas Na Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Na “Era da informação” onde o conhecimento é cada vez mais requisitado nas em-presas, a habilidade de se comunicar de forma expressa e adequada é fundamental para uma carreira e bons negócios na área profissional.

Não basta ter acesso aos melhores treinamentos se a comunicação e a desenvoltura não estiverem alinhadas. Portanto, não basta ser um gênio, tem que saber passar a informação de forma adequada e convincente.

Iremos abordar de forma clara e objetiva, as formas de comunicação e como praticar as competências relevantes de modo eficaz.

2 A COMUNICAÇÃO

A comunicação é fundamental para o desenvolvimento humano. Seria impossível a relação entre pessoas sem ela. Conforme Ferreira (1999, p. 517) “[...] a comunicação é o ato ou efeito de emitir, transmitir, e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos con-vencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos”.

É na comunicação que revelamos nossa inteligência e temos a possibilidade de am-pliarmos nossos conhecimentos. A comunicação possibilita avanço e sem ela não há como o ser humano viver em sociedade, porque é essencial para o seu desenvolvimento pessoal e pro-fissional.

Comunicação é argumento, e a argumentação nutre a conversação. Argumentar é provar alguma coisa, invocar razões, explicitar afirmações e justificar os pontos de vista. (Santos, 2008, p.20)

Ela permite ao individuo diversas sensações, entre elas podemos destacar a seguran-ça, autoconfiança, firmeza, credibilidade e felicidade. Quando essa habilidade não é desen-volvida, pode atrapalhar a imagem pessoal e comprometer também o campo profissional.

Nem sempre falar muito ou utilizar expressões que impressionam é importante du-rante a comunicação. O mais importante é que a mensagem seja compreendida pelo receptor em sua plenitude.

2.1 COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Há vários estudos de profissionais na área da psicologia que constatam a importância do que fazemos ou deixamos de fazer enquanto estamos transmitindo o conteúdo da nossa mensagem.

A comunicação não-verbal tem se uma leitura que complementa e auxilia a comunica-ção verbal, na maioria das vezes. Com isso, podemos observar que o sucesso da comunicação não depende somente da habilidade para usarmos as palavras, mas sim como usá-las.

O processo da comunicação envolve principalmente o que falar ou escrever e como iremos transmiti-los.

As palavras são fundamentais, porém são apenas quesitos. As formas, os gestos, a ex-pressão do olhar, os movimentos da cabeça, postura e a face formam também um meio de comunicação. A forma não-verbal, muitas vezes, tem a chave do que queremos realmente transmitir. Tanto a comunicação não-verbal como a verbal tem a sua relevância, bastando apenas aplica-las adequadamente.

O dia-a-dia de uma organização é formado diretamente pelo fluxo de informações pro-cessadas e repassadas por todos os colaboradores que fazem parte do ciclo, por isso a comuni-cação eficaz entre eles tem que ser priorizada ao nível máximo. Portanto, as informações compartilhadas entre si ao longo do dia farão a diferença quando expurgadas aos clientes ex-ternos.

3 PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DE UM BOM COMUNICADOR

Um bom comunicador não consegue se destacar apenas com uma boa característica. Ele desenvolve várias exigências que o receptor deseja, ressaltando as que possui maior faci-lidade. O estudo propõe discutir essas necessidades do indivíduo, tais como o carisma, nego-ciação, saber escutar, domínio sobre a escrita e boa aparência.

3.1 CARISMA

Não poderíamos começar a falar sobre as competências que deve ter um bom comu-nicador sem destacar o carisma. Conforme Ferreira (1999, p. 411) “[...] carisma é a atribuição a outrem de qualidades especiais de liderança, derivadas de sanção divina, mágica, diabólica, ou apenas de individualidade excepcional”. É atribuída a quem possui qualidades especiais de liderança. É um poder sem base racional, muito instável e que não pode ser delegado e de muita importância no processo de comunicação. Um indivíduo carismático consegue atrair melhor a atenção do receptor, possibilitando um melhor entendimento.

3.2 NEGOCIAÇÃO

A competência de negociação também deve ser desenvolvida pelos profissionais. Is-so significa ter capacidade de demonstrar flexibilidade em situações diversas. O indivíduo de-ve desenvolver habilidades de relacionamento, com foco na postura pessoal. É preciso tentar entender todos os interesses de quem está do outro lado e ser flexível.

3.3 SABER ESCUTAR

Saber escutar também é uma necessidade na comunicação profissional. Não significa apenas ficar em silêncio. Significa tentar decifrar o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com