TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Inorgânicas: Estudo de algumas substâncias

Artigo: Funções Inorgânicas: Estudo de algumas substâncias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Artigo  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

Funções Inorgânicas: Estudo de algumas substâncias

A maior parte das substâncias químicas com que temos contato no nosso cotidiano é retirada da natureza na forma bruta e processada de acordo com os interesses do homem.

O ferro metálico é encontrado na forma de minerais (hematita, pirita) que, reduzidos em siderúrgicas, se transformam em ferro metálico e aço.

Algo semelhante ocorre com outras substâncias. Sais como os nitratos – utilizados nos fertilizantes – e outros que são obtidos industrialmente por meio de reações apropriadas.

Merecem destaque certas substâncias que propiciam a melhoria na qualidade de vida. Podem-se citar o cloreto e o sulfato de alumínio, que participam do processo de tratamento da água, e os medicamentos, produzidos pela indústria farmacêutica.

Muitas vezes, a cada avanço, surge um novo problema. A poluição do ar e do solo e a contaminação dos alimentos são alguns dos exemplos dos novos desafios que se apresentam.

1.Cloreto de Sódio (NaCl)

Há muito tempo, o homem tem-se utilizado do cloreto de sódio para várias finalidades.

Graças a ele, podemos conservar alimentos, pois tem a propriedade de desidratá-los, evitando, assim, condições favoráveis ao crescimento das bactérias.

Quando misturado com gelo, forma uma mistura, cuja temperatura pode chegar até -100C.

Além disso, é matéria-prima em indústrias de sabões, soda cáustica (Na0H), carbonato e bicarbonato de sódio (Na2CO3 e NaHCO3, respectivamente), cloro (Cl2), gás clorídrico (HCl) e sal metálico (Na).

Extração do NaCl

Na natureza, o cloreto de sódio está presente em abundância, quer em jazidas de sal-gema, quer dissolvido na água do mar e em lagos, apresentando quantidades variadas: em alguns casos em torno de 2,8% e, em outros, esse índice pode chegar a 17,5%, como no Mar Morto. No Brasil, é extraído principalmente no mar, nas salinas do Rio Grande e de Cabo Frio.

2. Carbonato de Sódio (Na2CO3)

Conhecido também com o nome de barrilha ou Soda de lavadeira.

Matéria-prima industrial de grande importância para a fabricação de vidros, papel, sabão e detergente.

É empregado na obtenção do bicarbonato de sódio (NaHCO3), que é utilizado no fermento de padaria (soda de padeiro), em comprimidos efervescentes e em extintores de incêndio.

Processo de Obtenção Industrial

Embora o Na2CO3 possa ser encontrado na natureza em várias regiões, como na África, no Chile e nos Estados Unidos, há a necessidade de produzi-lo industrialmente devido à grande demanda.

Existem vários processos para a sua obtenção. No Brasil, utiliza-se o Solvay, que envolve reações das quais participam o cloreto de sódio, o carbonato de cálcio e o gás amoníaco.

3. Nitrato de Sódio (NaN03)

Também conhecido como salitre do Chile por ser encontrado em grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com