TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções inorganicas

Por:   •  22/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Funções inorgânicas foram criadas para facilitar os estudos dos compostos orgânicos,onde são divididas em quatro funções;ácidos,bases,sais e óxidos. O primeiro grupo é o dos ácidos,que são ligações covalentes que reagem com água(sofrem ionização)formando soluções que apresentam como único cátion o hidrônio H3O1+.Depois são as bases,que é toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica,liberando o ânion OH(Hidróxido). 

O terceiro grupo é o dos sais, que derivam da reação de um ácido ou óxido com uma base. Os sais sem oxigênio mudam a terminação IDRICO para a terminação ETO, os sais oxigenados de menor valência mudam a terminação OSO para ITO e os sais oxigenados de maior valência mudam a terminação ICO para ATO. O quarto grupo é dos óxidos,que são  compostos binários em que o oxigênio é o elemento mais eletronegativo. Nomeia-se os óxidos de acordo com os grupos de divisão:

Óxidos moleculares: "óxido de elemento"; antes da palavra óxido e do nome do elemento, colocamos os prefixos mono, di, tri, tetra, penta, etc. para indicar a quantidade de átomos de oxigênio e do elemento existentes na fórmula. Óxidos iônicos: escrevemos a palavra óxido seguida da preposição de e do nome do elemento associado ao oxigênio.

E dentro dos óxidos, estão os peróxidos,que são óxidos que apresentam o grupo (O2)2- em sua estrutura. Trata-se de compostos binários, ou seja, formados por dois elementos, em que um deles é oxigênio e o outro pode ser o hidrogênio ou um metal alcalino ou, ainda, um metal alcalino terroso.

Funções Inorgânicas

Para facilitar o estudo dos compostos orgânicos,criou-se as funções inorgânicas.Na química inorgânica as funções são divididas em quatro:ácidos,bases,sais e óxidos.

[pic 1]

Com o passar do tempo e a descoberta de milhares de substâncias inorgânicas,os cientistas começaram a observar que alguns desses compostos podiam ser agrupados em familiares com propriedades semelhantes,e esses grupos são chamados de função.

O primeiro grupo é o dos ácidos,que são ligações covalentes que reagem com água(sofrem ionização)formando soluções que apresentam como único cátion o hidrônio H3O1+.

Para nomear os ácidos primeiro é preciso classificá-los:Para ácidos não oxigenados usa-se a terminação IDRICO.

Exemplo:

     • HCl – ácido clorídrico
      H2S – ácido sulfídrico
                       H2Se – ácido selenídrico

Para os ácidos oxigenados é mais complicado para se nomear.Se o elemento possuir uma única valência usa-se a terminação ICO.

  • Exemplo: H2CO3 – ácido carbônico
  • H3BO3 – ácido bórico

Se o elemento possuir 2 valências,para a menor usa-se ICO e para a maior usa-se OSO.

Exemplo:

  • H2SO3 – ácido sulfuroso
  • H2SO4 – ácido sulfúrico
  • HNO2 – ácido nitroso
  • HNO3 – ácido nítrico

Se o elemento possuir 3 ou mais valências usa-se o prefixo HIPO junto com o sufixo OSO,e o prefixo PER junto com o sufixo ICO,nessa ordem.

Exemplo:

  • HClO – ácido hipocloroso
  • HClO2 – ácido cloroso
  • HClO3 – ácido clórico
  • HClO4 – ácido perclórico

Existem alguns casos em que o elemento forma diversos ácidos,mas com a mesma nomenclatura.Nesse caso usa-se os prefixos ORTO,META e PIRO.

Exemplo:

  • H3PO4 – ácido ortofosfórico
  • HPO3 – ácido metafosfórico
  • H4P2O7 – ácido pirofosfórico

Tipos de Ácidos

Os ácidos são divididos em,orgânicos e inorgânicos ou minerais.Os ácidos orgânicos possuem em sua estrutura o agrupamento carboxila,composto por um átomo de carbono ligado a um átomo de oxigênio por ligação dupla e a um grupo de hidroxila.Entre os milhares de ácidos orgânicos,alguns são de enorme importância para o homem como:

Ácido Fórmico:É obtido de certa espécie de formiga,produzido atualmente a partir da reação de monóxido de carbono com hidróxido de sódio sob pressão a uma temperatura de 120 a 150°C,onde obtem-se o formiato de sódio,que tratado com ácidos minerais,obtem-se o ácido fórmico.É muito usado em corantes de tecido e na neutralização da cal empregada no processamento do couro.

Ácido Acético:O mais importante dos ácidos carboxílicos, forma-se a partir de soluções diluídas de etanol por ação de microorganismos.É muito utilizado em grandes quantidades como solvente e como meio não aquoso , em reações.

Ácidos Graxos:Presentes nas gorduras animais e vegetais,ocorrem normalmente ,combinados com glicerina ou glicerol.São utilizados na produção de ceras,cosméticos e pinturas.

Ácido Sufúrico:É um líquido oleoso,com densidade de 1,84g/cm³.Tem ponto de fusão em 10° C e de ebulição em 338°C.

Ácido Nítrico:É um líquido incolor,de cheiro irritante e tóxico,tem ponto de ebulição em 86°C  e de fusão em -41,3°C. É utilizado como matéria-prima nas indústrias de plástico,fertilizantes,explosivos e corantes.

Ácido Ortofosfórico: É um sólido incolor,muito higroscópico e muito solúvel em água.Muito utilizado nas indústrias de fertilizante,estamparia nas indústrias têxteis.

BASES

Se o elemento possuir somente uma valência, usamos a expressão “hidróxido de” seguida do nome do elemento. Exemplo:

  • NaOH – hidróxido de sódio
  • Ca(OH)2 – hidróxido de cálcio

Se o elemento possuir duas valências, usamos a expressão “hidróxido de” seguida do nome do elemento e os sufixos OSO e ICO, ou então a valência em números romanos. Exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com