TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gesso, Cal, Cimento

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENG. PRODUÇÃO

QUÍMICA APLICADA A ENG. DE PRODUÇÃO

ATIVIDADES DO 1ºGQ

EDUARDO SANTOS AZEVEDO

RECIFE

2016

Formação da Cal

A cal, conhecida como óxido de cálcio, cuja  produção se dá a partir do calcário (CaCO3), depois de extraído, selecionado e moído, é submetido a elevadas temperaturas em fornos industriais(mínimo de 850 °C podendo chegar a 1200 °C) num processo conhecido como calcinação, que dá origem a cal e CO2:

[pic 2]

Um dos produtos resultantes da calcinação é a Cal Virgem, que é composto pelo óxido de cálcio em associação natural com o óxido de magnésio, capaz de reagir com a água. É classificada conforme o óxido predominante, pode ser designada por: cálcica, magnesiana ou dolomítica.                                                                            Ja a obtenção da cal hidratada é necessário promover a reação da cal virgem com H2O, com o seguinte desprendimento de calor :

[pic 3]+ 63.7kJ/mol de CaO + Aumento de Volume

A cal é um aglomerante aéreo, ou seja, é um produto que reage em contato com o ar. Nessa reação, os componentes da cal se transformam em um material tão rígido quanto o proprio  calcário.
Na construção civil, a cal hidratada é utilizada como componente fundamental no preparo de argamassas. É utilizada também no preparo de tintas alcalinas de alta brancura, atribuindo à pintura propriedades fungicidas e bactericidas que favorecem a saúde e o conforto dos usuários das construções.
No estado fresco, a cal propicia maior plasticidade à argamassa e assim maior produtividade na execução do revestimento. Outra propriedade no estado fresco é a retenção de água, importante no desempenho da argamassa por não permitir a absorção excessiva de água pela construção.
No estado endurecido, a cal apresenta a capacidade de absorver deformações devido ao seu módulo de deformação. Esta propriedade é de extrema importância no desempenho da argamassa, que deve acompanhar as movimentações da estrutura. A cal possibilita a diminuição do volume, gerando menor variação dimensional, além de carbonatar(presença do CO2) lentamente ao longo do tempo, corrigindo eventuais fissuras ocorridas no endurecimento.

A Cal é normalmente utilizada na indústria da construção civil para elaboração das argamassas com que se erguem as paredes e muros e também na preparação dos processos de pintura. A cal também tem emprego na indústria cerâmica, siderúrgicas (obtenção do ferro) e farmacêutica como agente branqueador ou desodorizador. Na agricultura, o óxido de cálcio é usado para produzir hidróxido de cálcio, que tem por finalidade o controle da acidez dos solos.

Referências

https://pt.wikipedia.org/ 

http://www.ecivilnet.com/

Formação do Gesso

O gesso é conhecido há muito tempo, sendo um dos mais antigos materiais de construção que exigem transformação no processo de obtenção, assim como a cal e o barro. Escavações na Síria e na Turquia revelaram que o gesso é utilizado desde há oito mil anos antes da era comum, na forma de reboco, no preparo do solo e confecção de recipientes.

Gesso é um conjunto de ligantes simples constituído por sulfato de cálcio e sulfatos anidro de cálcio obtidos por desidratação e cozedura da Pedra de Gesso. O gesso encontra-se abundantemente na natureza, em terrenos sedimentares, apresentando-se sob a forma de Anidrite (CaSO4) ou Pedra de Gesso (CaSO4.2H2O).

A Pedra de Gesso se submetida a tratamento térmico em fornos especiais dá origem a compostos diversos com propriedades diferentes, de acordo com a temperatura de cozedura:                                                                                             -Entre 130 a 160 ºC dá origem ao “gesso de Paris, gesso calcinado (CaSO4.1/2H2O).         -Entre 170 a 280 ºC obtém-se a anidrite solúvel - CaSO4 de presa rápida (gesso rápido) transformando-se em CaSO4.1/2H2O em presença de água.                                          -Entre 400 a 600 ºC forma-se anidrite insolúvel, não reage com água, não ganha presa.  -Cerca de 1000 ºC forma-se gesso para pavimentos, que é uma anidrite de presa lenta. O gesso para pavimentos necessita de pouca água de amassadura e após endurecimento apresenta maior resistência e dureza e menor porosidade e sensibilidade à água do que o gesso de Paris. É pouco usado porque exige temperaturas elevadas de cozedura.

Assim como o cimento, o gesso tem propriedades aglomerantes, isto é, após misturado com água, endurece depois de um certo tempo, adquirindo características ligantes e de resistência. O uso do gesso é conveniente por causa de propriedades que o fazem ser bastante utilizado na construção:                                                                       - Facilidade de moldagem, o que o faz um material excelente para fabricação de ornamentos utilizados como acabamentos e efeitos decorativos;                                    - Boa aparência: o gesso depois de endurecido apresenta superfície lisa e branca, dando ótimo acabamento, tanto em revestimentos de argamassa como em painéis. Os revestimentos em gesso eliminam a necessidade de massa corrida na pintura, que é necessário nos revestimentos com argamassa convencional;                                        - Boas propriedades térmicas e acústicas, sendo um excelente isolante contra propagação de fogo;                                                                                       - Boa aderência à alvenaria e concreto, podendo ser utilizado como revestimento de paredes de alvenaria sem necessidade de aplicação de chapisco que é necessário para as argamassas convencionais. Entretanto, sua espessura deve ser pequena, exigindo paredes ou tetos regularizados, como será visto adiante;                                                   - Produtividade elevada: a aplicação dos revestimentos em gesso é mais rápida e fácil do que a das argamassas convencionais e seu tempo de cura é menor, fazendo com que se possa iniciar a pintura mais cedo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com