TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do Cromo

Por:   •  4/11/2015  •  Seminário  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  1.142 Visualizações

Página 1 de 2

História do Cromo

Em 1762, J. G. Legmann, numa carta endereçada ao naturalista G. L. L. de Buffon, descreveu um novo mineral proveniente da Sibéria. Sabemos agora que este mineral é a crocoisita, ou cromado de chumbo. Acreditou-se, na época, que era um composto de chumbo com selênio e ferro. Em 1770, Peter Simon Pallas escavou no mesmo lugar e encontrou o mineral, verificando ser muito útil, devido às suas propriedades, como pigmento, em pinturas. Essa aplicação como pigmento difundiu-se rapidamente.

Em 1797, Louis Nicolas Vauquelin recebeu amostras desse material. Foi capaz de, a partir dele, produzir o óxido de crômio (CrO3) misturando crocoíta com ácido clorídrico ( HCl ). L. N. Vauquelin tornou a examinar o mineral e concluiu que o chumbo devia estar combinado com um ácido peculiar, que ele considerou ser o óxido de um novo metal. Este foi denominado cromo ­­– do grego (chroma), cor – porque todos os seus compostos são coloridos. Em 1798, quando descobriu que se podia isolar o crômio aquecendo o óxido em um forno de carvão, L.N. Vauquelin reconheceu um novo elemento, no espinélio e na esmaragdita, e F. Tassaeret, em 1799, encontrou o cromo no minério de ferro cromado. Também pôde detectar traços de crômio em pedras preciosas, como por exemplo, em rubis e esmeraldas.

Agora uma forma mais perigosa: o cromo VI, ele é produzido por processos industriais. Este cromo é um carcinógeno e afeta o sistema imunológico de seres humanos. Em 1983, a assistente legal Erin Brockovich juntou-se à população de Hinkley para levar a empresa PG&E ao banco dos réus por contaminar o lençol freático da cidadezinha com cromo hexavalente, que teria causado o aumento súbito dos casos de câncer na comunidade. A empresa foi obrigada a pagar 333 milhões de dólares e a remover os resíduos tóxicos de Hinkley. Passados 20 anos, o que se constata é que o cromo hexavalente ainda pode ser encontrado nas águas da pequena cidade, agora abandonada. Esta contaminação é tão séria que foi parar nas telas de Hollyood. O filme “Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento” relata os efeitos do cromo como malefício.

Em 2008, o cromo hexavalente, elemento químico, começou a se espalhar novamente. Desde janeiro que o escritório Brockovich and Bob Bowcock of Integrated Resource Management vem realizando testes na água da região: 180 amostras já foram analisadas e os resultados revelaram que a área contaminada é duas vezes maior que as estimativas da empresa, segundo Bob Bowcock. Apesar da PG&E afirmar que o nível do composto é baixo, os empresários estão dedicados a resolver este problema: a empresa de gás e energia tem enviado água engarrafada aos moradores fronteiriços e feito propostas para comprar as casas cujas famílias tenham sido afetadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com