TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Tabela Periódica

Por:   •  1/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

História da tabela periódica

A história da tabela periódica começa em 1817 com a "lei das tríades" de Johann Wolfgang Döbereiner e termina com a disposição sistemática de Dmitri Mendeleev e Lothar Meyer dos elementos químicos demonstrando a periodicidade dos mesmos em uma tabela organizada. Teorias para explicar a matéria foram elaboradas pelos filósofos gregos ainda na Antiguidade, pelo qual postulava-se que toda a matéria era formada a partir de quatro elementos que poderiam ser transformados um no outro, conceito explorado pela alquimia.

A partir da separação da alquimia da química no século XVI, e posteriormente o trabalho de Antoine Lavoisier que incluiu a organização de uma lista com os elementos conhecidos até a época, foram iniciados os avanços científicos para definição e compreensão da matéria. Durante os anos seguintes, um grande volume de conhecimento relativo às propriedades dos elementos e seus compostos foram adquiridos pelos químicos.

Com o aumento do número de elementos descobertos, os cientistas iniciaram a investigação de modelos para reconhecer as propriedades e desenvolver esquemas de classificação. A primeira tentativa foram as tríades de Döbereiner, grupos de três elementos com propriedades similares, idéia que foi expandida por outros cientistas. O primeiro modelo organizado que contemplava todos os elementos foi o parafuso telúrico de Chancourtois, porém sua teoria não teve aceitação inicial. Newlands e Odling também publicaram tabelas que demonstravam periodicidade, mas sem aceitação acadêmica.

A primeira tabela a ter aceitação entre os químicos foi elaborada por Dmitri Mendeleev em 1869, que demonstrava avanços em relação às tentativas de seus antecessores como, por exemplo, a previsão das propriedades de elementos ainda a serem descobertos. Lothar Meyer também havia publicado uma tabela similar concomitantemente, que posteriormente recebeu reconhecimento científico. Esta versão da tabela de Mendeleev foi aprimorada ao longo do tempo para contemplar os elementos que vieram a ser descobertos até atingir o formato padrão da atualidade.

grupos e períodos 

Períodos :

  • Na primeira fila horizontal da tabela, o Hidrogénio (Z=1) está na casa da esquerda e o Hélio (Z=2) na casa da direita. Entre os dois elementos há 16 casas vazias. O primeiro período da tabela periódica é formado pelos elementos H e He. Com o hélio, completa-se a camada K com dois elétrons.

  • Na segunda fila horizontal, está o lítio (Z=3) e a seguir o berílio (Z=4). Ficam dez casas vazias, e depois encontra-se o boro (Z=5), o carbono (Z=6), o azoto (Z=7), o oxigénio (Z=8), o flúor (Z=9) e o néon (Z=10). Estes oito elementos constituem o segundo período, ficando completa L, com 8 elétrons.

  • Na terceira linha, encontra-se o sódio (Z=11) e o magnésio (Z=12); a seguir estão novamente dez casas vazias, antes de encontrar o alumínio (Z=13), o silício (Z=14), o fósforo (Z=15), o enxofre (Z=16), o cloro (Z=17) e o árgon (Z=18). Estes oito elementos formam o terceiro período, que corresponde ao preenchimento da camada M com 8 elétrons.

  • Na quarta linha, encontram-se 18 elementos, que formam o quarto período, que é longo.

 

    Observando a tabela periódica completa, nota-se que:

  O quinto período é longo, tem 18 elementos, do Rb ao Xe.

  O sexto período é muito longo, tem 32 elementos, do Cs ao Rn. A terceira casa encerra 15 elementos, do La ao Lu, que constituem a série dos Lactanídeos, 14 dos quais figuram, em separado, ao fundo da tabela.

  O sétimo período é incompleto; tem 19 elementos, do Fr ao Ha. A terceira casa encerra 15 elementos, do Ac ao Lw, que constituem a série dos Actinídeos, 14 dos quais figuram também em separado, ao fundo da tabela. 

 

Grupos:

Existem 18 colunas verticais na tabela periódica. Os elementos de uma mesma coluna vertical um grupo. Cada grupo é formado por um conjunto de elementos, que apresentam comportamento químico semelhante e igual número de elétrons de valência. Os elementos das colunas 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17, 18 são designados por elementos representativos. 

   Cada elemento químico tem um número de ordem na tabela periódica. Este número corresponde ao número atómico do elemento.

 Os elementos químicos estão ordenados por ordem crescente do número atómico.

 A tabela periódica está organizada de modo a mostrar como as propriedades químicas dos elementos dependem da configuração electrónica dos seus átomos.

 Os metais estão situados á esquerda e os não-metais à direita. A linha quebrada separa os metais dos não-metais. Junto da linha, encontram-se elementos com características quer de metal, quer de não-metal, por isso são designados semi-metais.

 Na coluna mais à direita figuram os gases nobres ou inertes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com