TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos e benefícios ambientais, econômicos e sociais dos biocombustíveis

Por:   •  19/2/2017  •  Resenha  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Monique Aniceto Braga                                             Turma: PQ311

Disciplina: Metodologia Científica

Artigo: Impactos e benefícios ambientais, econômicos e sociais dos biocombustíveis

Risco ou perigo: Preocupações na produção do biocombustíveis.

PINHEIRO, Juliana Carvalho Pinheiro, GOUDARD, Naiara Rodrigues & BARBOSA, Neiva da Silva Gonçalves. Impactos benefícios ambientais, econônimos e sociais dos biocombustíveis. In. Bolsista de Valor. Revista de divulgação do Projeto Universidade Petrobras e IF Fluminense v. 1, p. 349-357, 2010. Disponível em: http://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/BolsistaDeValor/article/viewFile/1844/1022. Acesso em 19 de Fevereiro de 2017 09:17.

O artigo faz uma abordagem, de forma significativa, sobre a produção de combustíveis que são oriundos do Petróleo atualmente no Brasil. Dessa maneira, os autores procuram desenvolver em seu trabalho os principais biocombustíveis que são formados por produtos de origem vegetal ou animal e se aprofunda em dizer as características, obtenção, vantagens e desvantagens da produção do mesmo.

A queima de combustíveis fósseis contribui para o aquecimento global, com isso o artigo ressalta a grande importância na escolha da matéria prima que pode ser usada para a produção de etanol, com a substituição do petróleo pelos materiais açucarados, materiais amiláceos e materiais lignocelulósicos. Seguindo o mesmo critério para a obtenção de biodiesel a redução dos gases poluentes pode chegar a 78,00%, utilizando os materiais como algodão, amendoim, babaçu, dendê, girassol e macaúba, mamona e pinhão-manso. Sem contar que, a matéria prima que foi selecionada para obtenção desses gases, segundo a informação do autor pode ser explorada em diversas localidades do Brasil.

Os impactos sociais e econômicos do biocombustíveis, abordados pelo autor é de grande importância devido ao transporte brasileiro ser concentrado nos caminhões, causando com isso, além de um elevado custo econômico, também acarretara na grande emissão de poluentes, devido ao fato que, o território brasileiro não ter explorado no transporte marítimo ou ferroviário.

As vantagens e desvantagens que foram apresentadas pelo o autor irão causar verificando pelo ponto positivo um grande aumento no mercado de trabalho, em diversas localidades do Brasil como citou Mato Grosso, Tocantins, Paraná, Minas Gerais, entre outros locais; a diminuição dos gases poluentes; e crescimento econômico dos pais. Entretanto, a desvantagens será que a emissão dos gases que serão liberados através dos caminhões, devido ao Brasil ter investido no transporte rodoviário irá continuar causando o impacto ambiental, além de colocar em pauta, a questão de provocar estragos em médio prazo, para além da destruição da fauna e flora natural, aumento o risco de erradicação de espécies e aparecimento de novos parasitas e o retorno da malária.

Quando pensamos na produção de biocombustíveis entendemos que em alguns aspectos tem uma grande redução: impactos ambientes, que esses biocombustíveis são produzidos a partir de plantas que absorvem CO2 e permitem a produção de combustíveis que não emitem gases com efeito de estufa, os principais responsáveis pelo aquecimento global. Entretanto, quando pensamos na questão da poluição provocada pelas culturas intensivas, ao elevado consumo de água e à perda da diversidade biológica e dos habitats alimentares. Existindo ainda, um grande receio de que a utilização das culturas para a produção de biocombustíveis venha a provocar a falta e, consequente aumento do preço dos produtos agro-alimentares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (223.4 Kb)   docx (346.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com