TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Sobre: O Impacto das Barreiras Ambientais/e ou Sanitárias Sobre as Exportações Brasileiras

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.648 Palavras (19 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 19

Trabalho – A.I: "Estudo de caso sobre o impacto das barreiras ambientais/e ou sanitárias sobre as exportações brasileiras”

Matéria: Negociações Comerciais e Internacionais

Belo Horizonte

Novembro/2017

SUMÁRIO

1- Introdução: ........................................................................................ p. 01

2- Barreiras Não – Tarifarias: ................................................................ p. 01

3- Exportação de carne bovina: ............................................................ p. 05

4- Exportações de carne bovina para a União Europeia: ...................... p. 07

5- Exportações de carne bovina brasileiras para o Irã: ......................... p. 11

6- Exportações de carne bovina brasileiras para a Rússia: .................. p. 12

7- Notícias: ............................................................................................ p. 14

8- Conclusão: ........................................................................................ p. 18

9- Referências: ...................................................................................... p. 19

Introdução

As questões ambientais, que já influenciam processos e cadeias produtivas e alteram a competitividade no mercado, foram incorporadas nos negócios e tendem a se intensificar em novos contextos e cenários deste século 21.

Nos fóruns internacionais, tanto da área ambiental como da área comercial, se multiplicam os debates quanto a natureza e riscos potenciais de produtos fabricados, degradação ambiental, barreiras ao comércio, discriminação de produtos com base nos processos de fabricação, e aplicação de regras internacionais de proteção ao patrimônio comum.

A Organização Mundial do Comércio (OMC), enquanto condutora do comércio internacional baseado em regras, tem a incumbência de não ignorar essas questões e de solucionar os conflitos entre políticas comercial e ambiental.

Por sua vez, a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+10) realizada em Johanesburgo, na África do Sul, em 2002, reforçou que os acordos multilaterais sobre meio ambiente deverão estar em consonância com os da OMC e evitar a formação de barreira técnicas e distorção ao comércio.

Sendo assim, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise sobre os impactos que as barreiras ambientais e sanitárias têm sobre as exportações brasileiras de carne bovina.

Barreiras Não-Tarifárias

As barreiras não-tarifárias (BNTs) são restrições à entrada de mercadorias importadas que possuem como fundamento requisitos técnicos, sanitários, ambientais, laborais, restrições quantitativas (quotas e contingenciamento de importação), bem como políticas de valoração aduaneira, de preços mínimos e de bandas de preços, diferentemente das barreiras tarifárias, que se baseiam na imposição de tarifas aos produtos importados. Normalmente, as BNTs visam a proteger bens jurídicos importantes para os Estados, como a segurança nacional, a proteção do meio ambiente e do consumidor, e ainda, a saúde dos animais e das plantas. No entanto, é justamente o fato de os países aplicarem medidas ou exigências sem que haja fundamentos nítidos que as justifiquem, que dá origem às barreiras não-tarifárias ao comércio, formando o que se chama de neoprotecionismo. As BNTs classificam-se em: (i) quotas e contingenciamento de importação; (ii) barreiras técnicas; (iii) medidas sanitárias e fitossanitárias e (iv) exigências ambientais.

Existem vários tipos de barreiras não tarifárias, algumas delas reguladas a nível global, enquanto outras advêm de acordos multilaterais ou bilaterais, visando objetivos sociais, ecológicos, sanitários e de segurança. Defende-se a utilização de barreiras comerciais como fator protetor à indústria nascente até que essa seja capaz de produzir em patamar de igualdade no mercado internacional e, preservando assim, o nível de emprego. Porém, muitas dessas indústrias, ou produções do setor agropecuário, nunca vão ser capazes de seguir na competitividade internacional com suas próprias pernas. Isso devido a condições climáticas, limites territoriais, modelo de economia vigente, preço e especialização da mão-de-obra local, valores culturais, legislação, políticas fiscais e etc. Daí surge os setores da economia que gozam de proteções comerciais eternas por vários motivos, dentre eles, cidades que se desenvolveram ao redor de determinado segmentos e agora são dependentes dessa atividade econômica, manutenção do nível de emprego, políticas públicas para movimentar o nível de atividade econômica, interesses políticos e inúmeros outros. São inúmeras as medidas possíveis de proteção adotadas pelos países em prol de seu mercado interno. A União Europeia, por exemplo, um dos maiores parceiros comerciais do Brasil, impõe diversas: tarifas sazonais atreladas ao seu nível de produção agrícola, medidas de apoio ao produtor europeu como, por exemplo, subsídios à produção e tarifação livre dentro de todo território europeu e restrições fitossanitárias minuciosas às importações. As barreiras não tarifárias, em seu sentido mais amplo, representam 70% das barreiras comerciais segundo estimativa de economistas do Banco Central, e após a crise de 2008 elas têm se intensificado visando a manutenção do emprego e no nível de produção das indústrias internas. Abordaremos aqui algumas das barreiras de maior relevância e impacto para as exportações brasileiras, porém, é preciso salientar, que existem inúmeras outras, como as burocráticas. Essa abordagem traz uma definição muito ampla, e podem incluir inúmeras maneiras de uma país dificultar a entrada de produtos em seu território através de burocracias das mais diversas. Existem também as barreiras como a necessidade de conteúdo local ou até mesmo a aquisição preferencial de bens nacionais pelo poder público, por mais que estes sejam mais caros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com