TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inorganica

Por:   •  16/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.390 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. Introdução_________________________________________________________2-3

2. Objetivos___________________________________________________________3

3. Resultados e discussão_______________________________________________3-5

4. Conclusão___________________________________________________________5

5. Referências Bibliográficas______________________________________________5

Verificação de Algumas Propriedades Físicas e Químicas de Elementos e Compostos dos Grupos: Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos

  1. Introdução

         Os metais alcalinos são compostos pelos elementos da primeira coluna da tabela periódica com exceção do elemento hidrogênio, este compartilha de algumas propriedades químicas com os demais componentes da mesma coluna, todavia ele é um gás e os outros elementos são metais e moles.

Tentar arremessar lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio em um lago pode até ser divertido visualmente, mas é perigoso, alguns elementos não existem nem em quantidades suficientes para tal façanha e se existissem causariam um grande estrago, pois, ao reagirem com água liberam o gás hidrogênio que é muito inflamável. Se pegássemos uma quantidade de sódio considerável e jogássemos em água, pouco tempo depois uma explosão ocorreria, se você se proteger da maneira correta apreciará uma experiência única e empolgante, caso contrário poderá morrer ou então sofrer graves danos.

Os metais alcalinos terrosos fazem parte da segunda coluna, também liberam gás hidrogênio ao reagirem em água, mas não reagem explosivamente, são mais fáceis de serem trabalhados, diríamos até que mais amenos por reagirem lentamente permitindo que o hidrogênio não sofra ignição espontânea.

O lítio tem massa muito pequena e é mole, está presente em pílulas de carbonato, no mineral elbaíta Na(LiAl)3Al6(BO3)3Si6O18(OH)4  que existe no estado de Minas Gerais, em graxas e até nas baterias de lítio, fazendo destas únicas e até exóticas pois podem ser usadas em marca-passos, pilhas AA e em celular descartáveis.

Berílio, é usado como isolante de alta voltagem, alavanca de válvula de gás, janelas para raio-x, tacos de golfe e também é encontrado em rochas como a água-marinha e também é um metal leve.

Sódio, além de ser o mais reativo é o mais saboroso em sua forma iônica de todos os metais alcalinos, é encontrado em minerais, em blocos de sal para cavalos lamberem, como desentupidor de canos “ lye” ,válvulas de motores de corrida com alto desempenho, iluminação de vapor de baixa pressão e outras infinitas variedades.

O magnésio é um metal maravilhoso não é tóxico como o berílio, é forte e trabalhado facilmente por máquinas além de não ter um custo tão alto, é usado em acendedores de acampamento, discos de magnésio para filmagem e tantas variedades que não caberiam aqui de tão infindáveis.

Potássio é encontrado em bananas, em carbonato de potássio como fertilizante comum, sal livre de sódio. Em estado puro é brilhante, reflexos purpúreos dele provindos são oriundos de uma fina camada de óxido.

Já o cálcio é lembrado em coisas brancas, muitas pessoas costumam relacioná-lo  através da cor porque muitos compostos que o contêm emitem essa matiz, como o giz, caveiras, corais, calcita e talvez também no leite, a vida humana requer cálcio em quantidades substanciais.

Rubídio não tem nada a ver como a pedra preciosa rubi, exceto no latim pois seu nome significa vermelho mas esta tonalidade é oriunda de impurezas de crômio.

Estrôncio, césio, bário, frâncio e rádio são muito pouco comercializados em futilidades que possamos adquirir, são utilizados desde pó luminescentes a relógios atômicos ultraminiaturizados.

  1. Objetivos

Constatar a reatividade de alguns metais alcalinos e alcalinos terrosos em água, e suas propriedades redutoras ao se observar liberação de hidrogênio.

Comprovar sua basicidade ou acidez ao se utilizar o indicador de fenolftaleína.

  1. Resultados e discussão

Verificando-se a reatividade:

Ao se cortar sódio metálico sobre o papel de filtro, seu brilho metálico ficou em evidencia, mas rapidamente desapareceu em contato com ar, é quimicamente muito reativo, formando o peróxido Na2O2, ao dividir pequenas quantidades do composto ao meio, notou-se que este é mole e cortável tal propriedade se dá devido sua baixa energia de coesão.

Um pequeno pedaço de sódio metálico ao ser conduzido até o béquer com água liberou H+ se fundindo na superfície da água e inflamando em seguida, mas poderia não ter se inflamado, sua reação com água liberou muita energia, todavia ainda tem menor velocidade que a reação do potássio, com a adição de fenolftaleína, evidenciou-se que o meio aquoso dentro do béquer era básico.

Reação envolvida:

2Na(s) + 2H2O(l)  2NaOH (aq) + H2 (g)

O mesmo procedimento foi realizado com potássio metálico, entretanto este é notoriamente mais reativo que o sódio, em contato com o ar sobre o papel de filtro entrou em combustão, houve formação de KO2.

Este elemento foi mais facilmente cortado que o anterior, seu interior apresentou um brilho acinzentado metálico com uma leve nuance azulada, ao reagir com o ar também perdeu a coloração e adquiriu uma tonalidade branca.

Em água se fundiu e inflamou tudo devido a sua cinética, por ter também baixo ponto de fusão o calor de sua reação consegue causar tal efeito.

2K(s) + 2H2O(l)  2KOH(aq) + H2 (g) ´

Em sequencia observou-se a superfície do magnésio e do cálcio, e depois, continuou-se o procedimento. Para magnésio primeiramente a capa protetora deve ser retirada para dar início as reações.  O cálcio apresentou alta dureza não sendo possível cortá-lo ao meio idem o magnésio, a superfície  de ambos apresentou coloração acinzentada. Cálcio em um béquer com adição de água desprendeu de forma muito intensa a liberação de gás e houve formação de hidróxido, a reação também foi exotérmica, pôde ser evidenciada ao segurar o béquer e notar o recipiente aquecido:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com