TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intensas e extensas propriedades de uma substância

Artigo: Intensas e extensas propriedades de uma substância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Artigo  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

PROPRIEDADES INTENSIVAS E EXTENSIVAS

A Propriedade intensiva só depende da natureza do material e não depende da quantidade de material existente na amostra. O aluminio, possui baixa densidade 2,7g/cm³, e pontos de fusão a 660°C e de ebulição a 2450°C.

A Propriedade extensiva depende da quantidade de material existente na amostra, como a quantidade de massa, volume e quantidade de materia (mol). Quando em um sistema se possui dois dados e se deseja possuir a densidade,a massa ou o volume é possivél calcular o mesmo,através da fórmula:

* D= M/V

Onde,

 D = densidade

 M= massa

 V= volume

Tomando como base a densidade do aluminio que é 2,7 g/cm³ e considerando volume de 10cm³, calculamos a massa da seguinte forma:

D=M/V

2,7 g/cm³ = M/10cm³

M= 2,7 g/10

M= 0,27 g

Podemos concluir que na propriedade extensiva, só será possivel obter informações sobre a massa, volume, quantidade de materia, energia interna, entalpia, entropia, capacidade calorifica, energia de gibbs, quando for informado a quantidade existente na amostra.

A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado nos principais grupos de climas: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical, e efetua-se em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução.

O processo químico denominado Bayer é o mais utilizado na indústria do alumínio. Neste processo, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Os cristais são secados e calcinados para eliminar a água, sendo o pó branco de alumina pura enviado à Redução para obtenção de alumínio, através de eletrólise, processo conhecido como Hall-Héroult.

A abordagem por processo é uma forma de contextualizar as ações da indústria do alumínio com foco na gestão ambiental, caracterizada pelo manejo eficiente dos recursos naturais e pela responsabilidade frente às gerações futuras.

Nessa linha, a gestão ambiental do processo de mineração de bauxita é a primeira etapa da cadeia e do compromisso da indústria do alumínio com o desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com