TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a modelagem molecular de fármacos. Uso de ferramentas computacionais

Artigo: Introdução a modelagem molecular de fármacos. Uso de ferramentas computacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Artigo  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VILA VELHA - UVV

FARMÁCIA – FA6M

CRISTINA FRAGA GOMES

ELIENE SILVA SANTOS

Prática n° 1 (06/08/2013):

INTRODUÇÃO A MODELAGEM MOLECULAR DE FÁRMACOS

USO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS

Disciplina: Química Farmacêutica II

Professor: Marcio Fronza

VILA VELHA

AGOSTO– 2013

CRISTINA FRAGA GOMES

ELIENE SILVA SANTOS

INTRODUÇÃO A MODELAGEM MOLECULAR DE FÁRMACOS

USO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS

Relatório do Curso de Graduação em Farmácia apresentado ao Centro Universitário Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Química Farmacêutica II sob orientação do Professor Marcio Fronza

VILA VELHA

AGOSTO-2013

1. INTRODUÇÃO

O curso de Química Farmacêutica vem para incentivar os alunos a terem novas idéias e novos métodos para serem experimentados devido a constantes mudanças no planejamento estratégico e metodológico e a favorecer o uso de novos recursos.

Os estudos clássicos de REA (relação estrutura-atividade) e modificação molecular são técnicas tradicionais para a síntese de diversos análogos do composto prótotipo, mais que demandam muito dinheiro, é muito caro.

Há no mercado programas computacionais de química e bancos de dados em rede que são ferramentas que visam a descoberta e planejamento de novos fármacos.

Sem o conhecimento de outras disciplinas tais como: Química Orgânica, Bioquímica, Biologia molecular e Farmacologia entre outras não é possível desfrutar de tais recursos.

Existem programas de desenho de moléculas bidimensionais que são disponíveis e de fácil utilização, como ChemWindow, Isis Draw e ChemDraw. Eles permitem a elaboração de figuras e diagramas com qualidade e exatidão.

Esses programas são tão evoluídos que te permitem fornecer o nome químico correto (IUPAC) dos compostos químicos e podem predizer os correspondentes deslocamentos químicos de RMN 1H e 13C, pontos de fusão e congelamento, log P, refratividade molar e calor de formação.

Estão disponíveis vários outros programas como Molecular Modeling Pro, ChemSite, Alchemy, Sybyl, Hyperchem, ChemX, CAChe e Weblab Viewer todos visando o aperfeiçoamento.

As moléculas desenhadas de forma tridimensional não estão, na conformação mais estável. Durante a geração de uma determinada estrutura, ocorrem distorções na molécula, com formação desfavorável de comprimentos e ângulos de ligações e ângulos diédricos

É necessário fazer correções para que estas distorções as moléculas são otimizadas pelo processo de minimização de energia, a partir de dois modelos matemáticos (i) mecânica molecular ou (ii) mecânica quântica, daí a importância da interdiciplinariedade.

Com todos os recursos que os alunos desta disciplina tiveram eles souberam aproveitar muito bem, mesmo com um certo grau de dificuldade, ate pq todas essas técnicas foram implantadas recentemente, exige-se pratica e agilidade para tais recursos.

2. OBJETIVOS

Determinar o log P para as estruturas, desenho e analise conformacional e molecular dos fármacos.

3. EXPERIMENTAL

• Desenhar as estruturas químicas usando software apropriado (chem draw,chemsketch....)

• Observar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com