TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem Molecular

Casos: Modelagem Molecular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Há muito tempo o homem aprendeu a utilizar substâncias naturais, principalmente àquelas de origem vegetal, para tratar suas doenças. Embora mais recentemente a procura por substâncias farmacologicamente ativas tenha aumentado consideravelmente, com a síntese de milhares de novos compostos, muitos deles promissores em termos farmacológicos, a busca por substâncias naturais bioativas ainda desperta grande interesse. (2)

As moléculas bioativas são provenientes da purificação de extratos naturais através de técnicas de separação, como cromatografia. O estudo fitoquímico dessas moléculas vem se desenvolvendo devido ao potencial farmacológico, representando dessa maneira uma alternativa às terapias convencionais. Essa prospecção tecnológica tem por objetivo revelar o panorama mundial das moléculas biotivas e suas aplicações. (1)

Palavras-chave: produtos naturais, moléculas bioativas, modelagem molecular.

ABSTRACT

Long ago man learned to use natural substances, especially those of plant origin, to treat their illnesses. Although more recently the search for pharmacologically active substances has increased considerably, with the synthesis of thousands of new compounds, many of them promising pharmacological terms, the search for bioactive natural substances still arouses great interest. (2)

Bioactives molecules was purification of natural extracts through separation techniques such as chromatography. The phytochemical study of these molecules has been developed due to the pharmacological potential and representing an alternative to conventional therapies. This technological prospecting aims to show the global landscape of bioctives molecules and their

applications. (1)

Keywords: natural products, bioactivesmolecules, molecular modeling.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 01

2. O QUE É MODELAGEM MOLECULAR 03

3. TÍTULO 07

3.1.SUBTÍTULO 07

4. TÍTULO 08

4.1.SUBTÍTULO 08

4.2.SUBTÍTULO 09

5. CONCLUSÃO 18

6. REFERÊNCIAS 19

1. OBJETIVO

Importância da modelagem molecular na criação de molecular bioativas.

2. INTRODUÇÃO

Um dos mais importantes avanços no planejamento e descoberta de novos fármacos tem sido a utilização da modelagem molecular. Ela tem se firmado como uma ferramenta indispensável não somente no processo de descoberta de novos fármacos, mas também na otimização de um protótipo já existente ou obtido pelo próprio estudo de modelagem molecular. A modelagem molecular deveu-se em grande parte ao avanço dos recursos computacionais em termos de hardware e software.

(http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/03/modelag.pdf)

A observação do potencial medicinal popular se deve a grande riqueza da flora brasileira, o que desencadeou interesse por parte da pesquisa científica da busca de novas moléculas bioativas. Dentre as diversas classes extraídas de vegetais com grande potencial farmacológico estão os alcaloides, flavonóides e as cumarinas. Alcalóides são metabolitos secundários das plantas que podem ser isoladas e purificadas, sendo constituinte da sua estrutura química o nitrogênio, este responsável pela basicidade da molécula. Flavonóides são metabólitos secundários, polifenóis, bem distribuídos que estão interligadas com a regulação do crescimento das plantas, desempenhando mecanismo de proteção frente à patógenos. As cumarinas são fenilpropanóides encontrados em diversos clados de plantas que compartilham uma estrutura química comum 2H-1-benzopirano-2-ona. (1)

3. MODELAGEM MOLECULAR

A modelagem molecular fornece informações importantes para o processo de descoberta de fármacos. Ela permite a obtenção de propriedades especificas de uma molécula que podem influenciar na interação com o receptor. Outras informações importantes também podem ser obtidas a partir da comparação estrutural entre diferentes moléculas, o que pode permitir a geração de um índice de similaridade que pode ser correlacionada com a atividade farmacológica. A modelagem molecular também permite a visualização tridimensional (3D) do complexo fármaco-receptor e fornece informações sobre os requisitos estruturais essenciais que permitem uma interação adequada do fármaco no seu sitio receptor. Esta ferramenta também tem o potencial de planejar teoricamente novas moléculas que satisfaçam as propriedades eletrônicas e estruturais para um perfeito encaixe no sitio receptor. (http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/03/modelag.pdf)

A modelagem molecular consiste em um conjunto de ferramentas para a construção, edição e visualização, análise e armazenamento de sistemas moleculares complexos. Estas ferramentas podem ser aplicadas em estratégias de modelagem direta e indireta de novas drogas. Na primeira aproximação, faz-se o ajuste da droga a uma estrutura de receptor conhecida, por exemplo, através de dados de cristalografia de raios-X 6 ou de ressonância magnética nuclear (RMN). Na segunda aproximação, faz-se a análise comparativa das estruturas de moléculas ativas e de moléculas inativas ao nível de um determinado bioreceptor, utilizando-se o conceito de complementaridade para o desenvolvimento de um modelo topográfico hipotéticodo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com