TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas Computacionais

Pesquisas Acadêmicas: Ferramentas Computacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  318 Visualizações

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CAMPUS PROF. ABERTO CARVALHO

DEPARTAMENTO DE QUIMICA

JANAINA SANTANA

NAYANA CORDEIRO GURGEL

FICHAMENTO

ITABAIANA/ SE

2013

Nos últimos anos, a internet tem sido uma ferramenta muito utilizada por professores e alunos no auxílio das aulas, especialmente nas aulas de química. Um desses recursos é o blog, que se apresenta como forma de uma página na web, que é atualizada frequentemente por seus usuários e que apresenta dinamismo em suas publicações, podendo ser comentadas por seus visitantes.

De acordo com uma pesquisa feita por Mario e Salete (2010), os blogs foram classificados: em modalidades dos blogs e autoria dos blogs. As modalidades se desmembravam em, aprendizado e interação. Autoria de blog se destacavam quando professores, alunos e classe criavam e mantinham seus blogs.

No âmbito nacional os blogs com assuntos relacionados a química tem pouca expressividade. Dados registrados nos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ) e nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ), de 2000 a 2009 foram registrados apenas 5 blogs apresentados nesses eventos.

No âmbito internacional a imagem não é diferente, apenas 7 blogs foram contabilizados, entre 2004 e 2009.

O que se nota é que a maioria desses blogs são usados com o objetivo para a reposição de assuntos abordados em sala de aula e no auxílio da construção do conhecimento.

Com estas informações o que se observa é que a quantidade de trabalhos com blogs relacionados com a química ainda é escassa e bastante recente, mas com significado expressivo para a área da química e das ciências.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com