TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao estudo da química analítica quantitativa

Seminário: Introdução ao estudo da química analítica quantitativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/1/2015  •  Seminário  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual de Goiás

Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas

Resenha 01

Introdução ao Estudo da Química Analítica Quantitativa

Curso: Química Licenciatura

O termo, “Analítica” é proveniente e condizente com os termos “análises e pesquisas”, nos quais leva-nos á uma ideia de que a Quimica Analítica, exerce um caráter, de certa forma, investigativo dentro da ciência, o que é facilmente constatado em indústrias, na medicina e nesse amplo meio cientifico, mas para isso ela não usa apenas de meios básicos para as suas análises e formação de um conjunto de ideias, ela também utiliza de meios mais tecnológicos e isso por meio de disciplinas amplamente diferentes. E isso, “[...] Demonstra que ambas as informações quantitativas e qualitativas são requeridas em uma análise. A análise qualitativa estabelece a identidade química das espécies presentes em uma amostra. A análise quantitativa determina as quantidades relativas das espécies, ou analitos, em termos numéricos.” (FUNDAMENTOS DE QUÍMICA ANALÍTICA, 8ª Edição).

Isso mostra que a análise qualitativa é parte da separação e identificação desses analitos, dando um auxilio ainda maior para a análise quantitativa, na qual determina as quantidades relativas desse analito. E esse aspecto pode se englobar em varias áreas, além das principais da ciência, o que faz com que a química analítica quantitativa, e de uma forma mais ampla do estudo analítico em si, tenha um caráter interdisciplinar, justamente por agregar além dessas ciências principais, outras como a bioquímica, biologia e geologia, tornando assim a química analítica o eixo central para muitos outros poderes, além do cientifico.

A química analítica quantitativa é verificada quando, “Calculamos os resultados de uma análise quantitativa típica, a partir de duas medidas. Uma delas é a massa ou o volume de uma amostra que está sendo analisada. A outra é a medida de alguma grandeza que é proporcional à quantidade do analito presente na amostra, como massa, volume, intensidade de luz ou carga elétrica.” (FUNDAMENTOS DE QUÍMICA ANALÍTICA, 8ª Edição). E só então é que se caracteriza a natureza dessa medida final, isso por meio desse ultimo método de medida caracterizado anteriormente, nos quais podem ser os métodos gravimétricos, os métodos volumétricos, os métodos eletroanalíticos, os métodos espectroscópicos e um grupo de métodos variados incluem a medida de grandezas, como razão massa-carga de moléculas por espectrometria de massas, velocidade de decaimento radiativo, calor de reação, condutividade térmica de amostras, atividade óptica e índice de refração.

Em suma, a Química Analítica é o ramo da química que envolve a separação, identificação e determinação das quantidades relativas dos componentes de uma amostra. E uma analise química quantitativa é estabelecida em etapas, nas quais cada uma tem seu grau de importância e influencia no resultado final da analise, os métodos utilizados nessas etapas devem ser métodos nos quais, sejam eficientes, simples e rápidos, não causando danos nem ao recipiente e nem ao constituinte do interesse do analista, além de contar com a segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com