TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Início de uma análise de uma amostra desconhecida

Por:   •  15/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS

Departamento de Química

Relatório

Análise da solução desconhecida envolvendo os elementos dos grupos I e II da tabela periódica

Anna Beatriz Campos de Andrade

Ian Cardoso

Relatório acadêmico do Curso de Graduação de Química apresentado como parte das exigências da disciplina de Química Analítica Qualitativa, sob orientação da professora Sandra Aparecida Duarte Ferreira.

Vitória

Abril/2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO....................................................................................3
  2. OBJETIVOS........................................................................................4
  3. MATERIAIS E MÉTODOS..................................................................4-5

3.1Equipamentos...............................................................................

3.2 Procedimentos.............................................................................

3.2.1 Tubo 1

3.2.2 Tubo 2

4) RESULTADOS E DISCUSSÃO.................................................................9-15

            4.1 Tubo 1

4.1.1 Identificação do Bário

4.1.2 Identificação do Estrôncio

4.1.3 Identificação do Cálcio

             4.2 Tubo 2

4.2.1 Identificação do Magnésio

4.2.2 Identificação do Potássio

4.2.3 Identificação do Magnésio

  1. CONCLUSÃO......................................................................................15
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS.......................................................16

  1. INTRODUÇÃO

Os elementos presentes na tabela periódica estão organizados de acordo com suas propriedades: raio atômico, energia de ionização, afinidade eletrônica e número atômico. Em um determinado grupo, os elementos possuem certas características semelhantes. Porém, apesar dessas semelhanças, também existem propriedades distintas e características de cada elemento.

 Cátion é qualquer átomo que perdeu elétrons em sua camada de valência e que por isso, apresenta carga positiva. A análise de elementos a partir de seus cátions é uma prática comum nos laboratórios de Química Analítica tanto na análise qualitativa (realizada no meio acadêmico) quanto na identificação de diferentes tipos de amostras desconhecidas (realizado em industrias).

O grupo 1A da tabela periódica, conhecidos como Metais alcalinos, geralmente se ligam diretamente aos não metais, em que tendem a perder 1 elétron de valência s e formar íons 1+. Do período a que pertencem, os íons Na+ e K+ são os maiores cátions, possuindo cargas pequenas e estrutura de gás nobre. O íon Amônio pode ser incluído  neste grupo, por possuir propriedades semelhantes. De forma geral esses cátions possuem propriedades em comum: seus sais são brancos e solúveis em água.

O grupo 2A é composto pelos Metais alcalinos terrosos, todos sólidos a temperatura ambiente e com propriedades metálicas típicas. Em comparação com seu vizinho (grupo 1A), apresentam menor reatividade e são mais densos, duros e, portanto, fundem apenas em temperaturas mais elevadas. Esses metais tendem a perder 2 elétrons de valência s, originado íons 2+. Todas as soluções dos íons desse grupo são incolores e seus sais possuem caráter iônico e coloração branca ou incolor (a menos que exista um ânion colorido presente).

  1. OBJETIVOS
  • Identificar cátions dos grupos 1 e 2;
  • Separar compostos através de reações de precipitação;
  1. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1Equipamentos

  • Tubo de ensaio;
  • Bico de Bunsen;
  • Fita de tornassol;
  • Fio de platina;
  • Àgua destilada;
  • Béqueres (50 e 250mL);
  • Centrífuga;
  • Àcido clorídrico (HCl);
  • Hidróxido de amônio (NaOH);
  • Àcido acético (CH3COOH);
  • Dicromato de potássio (K2Cr2O7);
  • Acetato de sódio (C2H3NaO2);
  • Sulfato de amônio [(NH4)2SO4];
  • Oxalato de amônio [(NH4)C2O4];
  • Bastão de vidro.

3.2 Procedimentos

Em um béquer de 250mL dissolveu-se a amostra desconhecida que encontrava- se no estado sólido, com água destilada. Os pequenos sólidos restantes, os quais depositaram-se no fundo, foram triturados com um bastão de vidro. A seguir, foi separado 2 tubos de ensaio em que inseriu- se 14 gotas em um (tubo 1) e 6 no outro (tubo 2), com o auxílio de uma pipeta de pasteur. Posteriormente, foi realizado uma reação de ácido clorídrico e hidróxido de amônio para tamponar o meio nos 2 tubos de ensaio. Acrescentou-se carbonato de amônio no tubo até a ocorrência de precipitação para logo em seguida ser aquecido e centrifugado (esse procedimento foi repetido várias vezes, até que a adição de carbonato não causasse mais precipitação). Finalmente, após o precipitado estar todo assentado no fundo, o líquido sobrenadante foi separado em outro tubo para iniciar-se os testes de identificação dos elementos.

3.2.1 Tubo 1

Foi preparado uma solução tampão contendo ácido acético e acetato de sódio, acrescentou-se ao tubo e logo após dicromato de potássio foi inserido. O líquido sobrenadante foi separado do precipitado amarelo, para continuar os testes. Nesse líquido sobrenadante foi adicionado hidróxido e sulfato de amônio para tamponar o meio. Em seguida, acrescentou-se oxalato de amônio.

3.2.2 Tubo 2

Incluiu-se hidróxido de amônio ao tubo e posteriormente foi realizado o teste da chama. Para realizar o teste foi separado um fio de platina, mergulhou-se numa solução concentrada de ácido clorídrico e colocou-se no fogo (esse procedimento foi repetido até não ser observada nenhuma alteração na coloração da chama). No primeiro teste contou-se com o auxílio da lâmina de cobalto, para identificação de potássio e no segundo apenas foi colocado na chama. Por último foi acrescentado ácido perclórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (730.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com