TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO PROVA PRÁTICA: AMOSTRA DESCONHECIDA

Por:   •  21/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

RELATÓRIO

PROVA PRÁTICA: AMOSTRA DESCONHECIDA

CARLOS VINICIOS RODRIGUES CARDOSO TONGO
JAYRAM PAGANUCCI MOL

MARLON LUIZ GUIMARAES SOUZA

VITÓRIA/ES 2022

[pic 4]

CARLOS VINICIOS RODRIGUES CARDOSO TONGO
JAYRAM PAGANUCCI MOL

MARLON LUIZ GUIMARAES SOUZA

RELATÓRIO

PROVA PRÁTICA: AMOSTRA DESCONHECIDA

Relatório acadêmico do Curso de Graduação        de        Química apresentado como parte das exigências da disciplina de Química Analítica Experimental, sob orientação da professora Sandra Aparecida Duarte Ferreira.

VITÓRIA/ES 2022

RESUMO

A marcha analítica é um dos meios utilizados para identificação de cátions em amostras desconhecidas. Este relatório trata-se de uma prova prática no qual foram realizadas reações de precipitação para a separação e identificação de uma amostra desconhecida de número 4 contendo cátions específicos do primeiro grupo (NH4+, Na+ e K+ ) e do  segundo grupo (Mg2+, Ba2+, Ca2+ e Sr2+ ). Por fim a eficiência do método é notável, tornando-o um meio satisfatório para análises futuras.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

OBJETIVO

PARTE EXPERIMENTAL

REAGENTES E MATERIAIS

PROCEDIMENTOS

RESULTADOS E DISCUSSÕES

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

OBJETIVO

Observar a possível presença de cátions específicos dos grupos I e II sendo eles: (NH4+, Na+, K+ ) e (Mg2+, Ba2+, Ca2+ e Sr2+).

PARTE EXPERIMENTAL

REAGENTES E MATERIAIS

Hidróxido de Sódio 4,0 mol/L (NaOH); Hidróxido de Amonio 6,0 mol/L (NH4OH); Ácido Clorídrico 6,0 mol/L (HCl); Carbonato de amônio 1,5 mol/L ((NH4)2CO3); Hidrogenofosfato de Sodio (Na2HPO4); Ácido Acético 6,0 mol/L (CH3COOH); Acetato de sódio 2,0 mol/L (CH3COONa); Oxalato de Amônio 0,25 mol/L ((NH4)2C2O4); Sulfato de Amônio 2,5 mol/L ((NH4)2SO4); Dicromato de Potássio 0,2 mol/L (K2Cr2O7); Água destilada; Bequer; Pipetas; Bastão de vidro; Tubo de ensaio; Banho Maria, Papel tornassol, Centrífuga, Bico de bunsen,.

PROCEDIMENTOS

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Ao adicionar hidróxido de amônio a solução já formou precipitado, a presença do ácido clorídrico acaba formando uma reação de formação de NH4Cl. Acontece devido à formação de hidróxido de magnésio, tem-se duas hipóteses que explicam esse fenômeno: excesso de íons Mg2+ na solução ou excesso de OH- em solução. A seguir equação sobre o acontecimento.

Mg  2+ + 2OH        2- ↔ Mg(OH)[pic 5]

Em seguida à adição de carbonato de amônio a solução foi separada em precipitado e sobrenadante. No sobrenadante foi feito o teste para confirmar a presença de magnésio por meio da adição de hidrogenofosfato de sódio, consequentemente houve a formação de um precipitado, comprovando o Mg2+ em solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (575.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com