TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JURI SIMULADO SOBRE MARRIE CURRIE

Por:   •  22/3/2020  •  Ensaio  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: QMC 5505 - ENSINO DE QUÍMICA IV (PCC 36 HORAS-AULA)
TURMA: 06205
PROFESSOR: LUCIANA PASSOS SÁ
ALUNO(A): STÉFANI LAISE DA SILVA

JÚRI PEDAGÓGICO

A proposta didática será composta por uma sequência de atividades/ações para que ao final se alcance o seu objetivo, que é a construção do conhecimento dos alunos através de ferramentas que compõe os métodos de ensino que serão abordados. Seguindo esta vertente a primeira atividade sugerida aos discentes será a leitura do texto “A consolidação de uma teoria e os percalços de uma vida: Marie Curie e a radioatividade” e a reflexão pessoal sobre as dificuldades encontradas por Marie Curie para se consolidar e ser respeitada como cientista no século XIX sendo uma mulher, esta leitura será encaminhada como tarefa de casa. Na aula seguinte o/a docente questionará se seus alunos leram os textos para que um dado momento após a exibição do documentário “Marie Curie”, (que traz a biografia da cientista), suas opiniões a respeito do texto sejam discutidas com toda a turma. O objetivo de assistir ao documentário é reforçar os temas abordados no texto lido como tarefa, que fazem menção aos preconceitos sofridos por Marie como mulher e como cientista. Dando continuidade a aula o/a professor(a) fará uso do projetor para exibir reportagens que relatam os preconceitos vividos pelas mulheres de modo geral. As reportagens serão as seguintes: “As mulheres no mundo da ciência. Há preconceitos muito sérios na confraria de varões”, “Antes do preconceito racial, Rafaela sofreu preconceito de gênero”, “Mulheres relatam histórias de preconceito ao jogarem futebol nas ruas”, “Preconceito e discriminação são desafios para mulher no mercado de trabalho” e “Mulheres negras relatam preconceito sofrido em serviços de saúde”. Cada notícia será exposta em um slide diferente e caberá ao docente dar uma breve explanação sobre cada conteúdo descrito no material apresentado. Após esta etapa será aberto um espaço para que todos os alunos que assim desejarem exponham suas idéias e opiniões sobre o texto lido como tarefa, o documentário assistido em aula e sobre as notícias relatadas nos slides sobre as diversas formas de preconceitos sofridos pelas mulheres em todos os ambientes sociais e privados. Ao final desta aula o/a professor(a) irá propor a organização de um júri simulado baseado na vida de Marie Curie, porém a história vivida por nossa personagem principal será contada como se estivesse ocorrendo nos dias de hoje. O que infere no relato dos acontecimentos os percalços e dificuldades durante sua pesquisa juntamente com seu esposo e após a morte deste, os ataques a sua vida particular, e de modo geral todos os ataques machistas sofridos pelo fato de ser mulher e cientista. O júri será composto por três grupos e será realizado um sorteio para compor cada grupo de alunos.

Grupo 1: Este será composto pelos alunos que estão a favor de Marie Curie, apoiam as mulheres na ciência e defendem a idéia que a vida particular das pessoas não deve ser exposta para a sociedades e não deverá servir como fator para descategorizar ou inferiorizar pesquisas e o êxito dos seus resultados.

Grupo 2: Este grupo será composto pelos alunos que se posicionam contra Marie Curie, ou seja, que não são favoráveis a participação das mulheres na ciência e acham que a vida particular dos pesquisadores deve ser exposta e deve ser julgada pela opinião alheia da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com