TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Júri Simulado

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 2

Roteiro

  1. Gabriel Magalhães:

   

-Boa Tarde galera! Bom, palavras homônimas e parônimas estão diretamente ligadas à semântica. Mas o que seria semântica?  

-Semântica trata da significação das palavras, certo?

-Mas como palavras homônimas e parônimas associam-se c/ significação de palavras?!

-Parônimos e homônimos apresentam semelhanças fonéticas (relativa ao som) e semelhanças gráficas (relativa à grafia), mas diferenciam-se pelos significados de cada uma. Por falar em significado, cabe-nos ressaltar que esse é um fator preponderante (muito importante, de imensurável importância, relevante) p/ construção de nossos recursos- a oralidade (na qual você emprega a oratória, a fala) e principalmente, a escrita (na qual você redigi você disserta).

-Beleza! Gente, a palavra “homônimo” deriva do grego através do latim, e têm como significado (de mesmo nome), e em termos gramaticais, representa o grupo de palavras que tem semelhanças fonéticas e gráficas, mas constituem-se de significados distintos. Dada essa particularidade, temos que os homônimos se dividem em três grupos.

 

  1. Gustavo Ferreira Cota:

I-Homógrafos heterofônicos: (Apresentam mesma grafia, e diferença no timbre ou intensidade das vogais).

Observação: O acento grave desfaz a homografia.

Exemplo chave: ás (substantivo) às (contração) e as (artigo). Em contrapartida, razões didáticas nos levam a incluí-las nesse grupo.

Ler os demais exemplos do slide, atendo-se à pronúncia correta de cada um.

II-Homófonos: (Apresentam mesmo som, mas grafia e significados diferentes). Ler os demais exemplos do slide, que apresentam a mesma pronúncia, mas apontar a diferença de significação de cada um.

  1. Wilkc José Mota Morais:

III- Homônimos perfeitos: (apresentam mesma grafia e mesmo som). Ler os demais exemplos do slide, que apresentam a mesma pronúncia e mesma escrita, mas apontar a diferença de significação de cada um.

IV- Parônimos: (apresentam grafia e som semelhantes, mas significados distintos).

Ler os demais exemplos do slide, que apresentam pronúncia e escrita parecidas, atendo-se à pronúncia correta de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com