TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios Soluções

Por:   •  17/5/2018  •  Exam  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Lista de Exercícios (Complementar) - Soluções

1) Como o aumento da concentração de um soluto não-volátil em água afeta as seguintes propriedades:

(a) pressão de vapor; (b) ponto de congelamento; (c) ponto de ebulição; (d) pressão osmótica?

2) Dois béqueres são colocados em uma caixa fechada a 25°C. Um béquer contém 20,0 mL de solução aquosa de 0,060 1nol/L de um não-eletrólito não-volátil. O outro béquer contém 20,0 mL de uma solução aquosa de 0,040 mol/L de NaCI. O vapor de água das duas soluções atinge o equilíbrio.

(a) Em qual béquer o nível da solução aumenta e em qual diminui? (b) Quais são os volumes nos dois béqueres quando o equilíbrio é atingido, supondo o comportamento ideal?

3) A glicose (C6H12O6) constitui aproximadamente 0,10% da massa do sangue humano. Calcule a concentração em:

(a) ppm; (b) molalidade. Qual informação adicional você precisaria para determinar a concentração em quantidade de matéria da solução?

4) Uma solução 32,0% em massa de propanol (CH3CH2CH2OH) em água tem densidade a 20 ºC de 0,945 g/ mL. Quais são a concentração em quantidade de matéria e a molalidade da solução?

5) A acetonitrila (CH3CN) é um solvente orgânico polar que dissolve uma grande gama de solutos, incluindo muitos sais. A densidade de uma solução de l,80 mol/ L de LiBr em acetonitrila é 0,826 g/cm3. Calcule a concentração da solução em:

(a) molalidade; (b) fração em quantidade de matéria de LiBr; (c) porcentagem em massa de CH3CN.

6) O sódio metálico dissolve-se em mercúrio líquido para formar uma solução chamada de amálgama de sódio. As densidades de Na(s) e de Hg(I) são 0,97 g/cm3 e 13,6 g/cm3, respectivamente. Um amálgama é preparado pela dissolução de 1,0 cm3 de Na(s) em 20,0 cm3 de Hg(l). Suponha que o volume final da solução seja 21,0 cm3.

(a) Calcule a molalidade de Na na solução. (b) Calcule a concentração em quantidade de matéria de Na na solução. (c) Para soluções aquosas diluídas, a molalidade e a concentração em quantidade de matéria são geralmente de valores aproximadamente iguais. Esse é o caso para o amálgama descrito aqui? Justifique sua resposta.

7) Considere os seguintes valores de entalpia de vaporização (kJ/mol) de várias substâncias orgânicas:

(a) Use as variações nas forças intermoleculares atuando nesses líquidos orgânicos para explicar suas variações nos calores de vaporização. (b) Como você espera que as solubilidades dessas substâncias variem em hexano como solvente? E em etanol? Use as forças intermoleculares, inclusive as interações de ligação de hidrogênio onde aplicável, para explicar suas respostas.

8) Descreva corno você prepararia cada uma das seguintes soluções aquosas:

(a) 1,50 L de solução de 0,110 mol/ L de (NH4) 2504, começando com (NH4) 2S04 sólido; (b) 120 g de uma solução de 0,65 mol/ kg de Na2C03, começando com o soluto sólido; (c) 1,20 L de uma solução de 15,0% em massa de Pb(NO3)2 (a densidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com