TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios de Revisão Para Avaliação

Por:   •  7/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.754 Palavras (12 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 12

Lista de Exercícios de Revisão para Avaliação 01. GQI161

 

Prezado Discente de GQI161 (Química experimental), as questões descritas nesse material servem para estudo (Preparação para Avaliação 01) e devem ser resolvidas de acordo com as regras de propagação de erros e algarismos significativos. O material não precisa ser entregue.

É importante salientar que existem monitores para a Disciplina GQI161 e os mesmos estão disponíveis para discussão de problemas e dúvidas nesses exercícios e sobre os relatórios reduzidos e de grupo todos os dias da semana. Veja o horário no seu campus virtual.  

Bons estudos!

  1. Para preparar uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) que seria utilizada para a determinação de acidez de vinagre por meio de titulação ácido-base, um estagiário registrou uma massa do reagente igual a 2,54 ± 0,01 g. Essa massa foi transferida para balão de 50,0 ± 0,1 mL. Conforme frasco do reagente, esse apresenta pureza igual a 95%.
  1. Determine a concentração esperada, em mol L-1, da solução de hidróxido de sódio preparada pelo estagiário.
  2. Antes de utilizar a solução preparada no procedimento de titulação, o estagiário realizou a padronização da mesma. Explique por que esse procedimento é necessário.
  3. Considerando que no seu procedimento de padronização o estagiário realizou um conjunto de 4 medidas, obtendo as seguintes concentrações: 0,1579; 0,1640; 0,1602 e 0,1593 mol/L, determine a média e o desvio padrão da concentração de NaOH.

  1. Identifique cada vidraria apresentada abaixo e indique quais seriam utilizadas para preparar uma solução de hidróxido de sódio. Redija um parágrafo descrevendo esse procedimento.

[pic 1]

[pic 2]

  1. Na realização da prática intitulada “Cálculo da densidade de líquidos e sólidos” construiu-se um densímetro utilizando canudinho, prego e fita veda rosca. Um estudante realizou a padronização do densímetro em água destilada e, após realizar o procedimento de secagem do densímetro para análise da densidade de acetona, descuidadamente desmontou o densímetro. Para corrigir seu erro, adicionou uma quantidade maior de fita veda rosca para vedar o prego ao canudo, e realizou a medida da altura do canudo na solução de acetona sem nova calibração prévia. Explique, deduzindo a relação entre altura do canudo na solução e densidade da solução, quais os efeitos possíveis da conduta do analista sobre o valor de densidade medido.

  1. Um densímetro de baixo custo foi construído por alunos de química experimental. Em sua elaboração, para determinação da constante característica do densímetro (k), foi feito uso de álcool etílico 70%. No entanto, ocorreu um equívoco. Erroneamente os estudantes utilizaram a densidade da água (0,998 ± 0,005 g/cm3) ao invés da densidade do álcool 70%. O valor para k encontrado foi de 12.475 ± 5. Caso seja necessário, considere a densidade do álcool 70% igual a 0,870 ± 0,005 g/cm3.

  1. Qual foi a altura submersa do densímetro?
  2. Se o densímetro fosse elaborado corretamente, qual seria o valor para k?
  3. Utilizando esse densímetro, foi calculada a densidade de um líquido desconhecido, que correspondeu a 1,540 ± 0,005 g/cm3. Sabendo que o densímetro foi elaborado incorretamente, qual a verdadeira densidade desse líquido?
  1. O que é picnômetro? Explique passo a passo essa vidraria pode ser utilizado para determinar a densidade de um líquido.
  1. Qual o princípio de “funcionamento” de um indicador ácido-base? Explique por que a fenolftaleína pode ser usada como indicador ácido-base na padronização de uma solução de HCl utilizando um solução de NaOH.
  1. Para determinar a porcentagem de etanol em uma amostra de aguardente, um analista construiu uma curva analítica relacionando a densidade de soluções aquosas com as concentração de etanol, em %(V/V), presente nas mesmas. A tabela a seguir contém os dados obtidos para a curva analítica:

 O analista realizou três medidas de densidade para da amostra de aguardente a ser analisada, obtendo os valores de 0,920; 0,925 e 0,915 g mL-1.[pic 3]

  1. Determine o valor médio do teor alcóolico de álcool na amostra e o desvio padrão da medida.
  2. Expresse o valor obtido acima em concentração molar, dado que a densidade do etanol puro é igual a 0,789 g mL-1 
  3. Determine a porcentagem de água na amostra. Para determinar essa porcentagem de água na amostra não se pode considerar que %(V/V) água + %(V/V)etanol = 100%. Isso porque as interações intermoleculares que existem entre moléculas de etanol e entre moléculas de água são diferentes daquelas existentes entre moléculas de água e etanol. Que interações são essas existentes em cada caso?

Observação: O desvio padrão (s) é dado por [pic 4]. Para determinar essa quantidade, torna-se útil o emprego de uma tabela auxiliar que contenha além dos valores, uma coluna para as diferenças: [pic 5] e outra para essas diferenças ao quadrado: [pic 6].  

  1. “Nada de purificadores, filtro em torneira e muito menos galões de água mineral. O melhor mesmo para limpar as impurezas da água é o bom e velho filtro de barro. Uma pesquisa mostrou que os filtros à vela, que nada mais são que as câmaras de filtragem de cerâmica, são muito mais eficazes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose, um parasita que causa doenças no sistema digestório. (...) Os filtros de barro trabalham basicamente com um filtro interno feito de cerâmica, esse filtro é comumente chamado de vela, e muitas vezes essa “vela” é preenchida de carvão ativado.” Considerando essas informações,
  1. Qual o nome do processo de separação utilizado no processo de purificação da água em filtros de barro associado ao processo de passagem da água pela câmara de cerâmica? Que misturas podem ser separadas por esse tipo de processo?
  2. Qual a função do carvão ativado no processo de purificação?
  3. Diferencie o processo de filtração do processo de adsorção.

  1. Para se conhecer a concentração de uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4), foi realizada titulação de uma alíquota de 50,00 ± 0,05 mL desse ácido com solução de KOH 0,1000 ± 0,0005 mol/L. Foram gastos nesse processo, 25,00 ± 0,05 mL de hidróxido.
  1. Escreva a equação química que representa a reação envolvida.
  2. Determine a concentração em mol/L da solução de ácido sulfúrico.
  3. Se a solução de KOH apresentasse concentração igual a 0,300 ± 0,005 mol/L, quantos mL seriam gastos para titular a mesma solução de H2SO4?

  1. A demanda química de oxigênio (DQO) é um parâmetro indispensável nos estudos de caracterização de poluição de esgotos sanitários e de efluentes industriais visando avaliar a quantidade de oxigênio dissolvido consumido em meio ácido que leva à degradação da matéria orgânica. Para este processo de oxidação química, emprega-se uma solução de dicromato de potássio (K2Cr2O7). Qual a massa de dicromato necessária para se preparar 500 ± 1 mL de uma solução de dicromato com concentração 0,25 ± 0,05 mol/L, para uma análise de DQO?
  1. Nas indústrias alimentícias, é importante determinar o valor do pH dos produtos para o controle de qualidade dos mesmos. Uma determinada indústria fez essa determinação para uma amostra de seus sucos de laranja. Uma alíquota de 30,0 ± 0,1 mL de suco foi neutralizada com 3,00 ± 0,05 mL de NaOH com concentração igual a 0,00100 ± 0,00005 mol/L. Qual o pH desse suco?
  1. Faça a associação correta entre mistura e técnica(s) que deve(m) ser empregada(s) para separar seus componentes:  

Misturas: (1) Óleo + água; (2) Álcool + éter; (3) Sal + água; (4) Limalhas de ferro + areia; (5) Areia fina+ cascalho; (6) Sal de cozinha + iodeto de chumbo (insolúvel em água) + água; (7) Tinta preta;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (270.9 Kb)   docx (651.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com