TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios sobre Soluções

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

Lista de Exercícios sobre Soluções

Lembretes:

Concentração comum (C): g de soluto / L de solução; unidade: g/L

Título (T): g de soluto / g de solução (g de soluto + g de solvente); unidade: nenhuma ou %

partes por milhão (ppm): parte de soluto / 106 partes de solução em massa ou volume

partes por bilhão (ppb): parte de soluto / 109 partes de solução em massa ou volume

porcentagem peso por volume ou porcentagem massa-volume (% p/v ou % m/v): g de soluto por 100 mL de solução; unidade: %

porcentagem peso por peso ou porcentagem massa-massa ou porcentagem em massa (% p/p ou % m/m): g de soluto por 100 g de solução; unidade: %

porcentagem volume por volume ou porcentagem volume-volume ou porcentagem em volume (% v/v): mL de soluto por 100 mL de solução; unidade: %

quantidade de matéria ou número de mols (n): massa (m) / massa molar

molaridade ou concentração molar (M ou [ ]): n de soluto / L de solução ou m de soluto / massa molar de soluto x L de solução

densidade (d): g de soluto / mL de soluto ou g solução / mL de solução

PREPARO DE SOLUÇÕES DO ZERO

1 - Foram dissolvidos 4,0 g de NaCl em 2,0 L de água. Considerando que o volume final da solução permaneceu inalterado, calcule a concentração comum da solução de NaCl.

2 - Calcule a porcentagem massa-volume de uma solução preparada com 3,0g de NaCl dissolvidos em água suficiente para produzir 200 mL de solução.

3 - Um técnico precisa preparar 750 mL de uma solução de NiSO4 , cuja concentração deve ser de 20 g/L. Qual a massa de soluto a ser utilizada para preparar os 750 mL de solução?

4 - O gás oxigênio (O2) pode estar na água na concentração de 0,05 g/L, em condição ambiente. Determine a massa de oxigênio existente em um aquário com volume de 100 L de capacidade.

5 - Uma solução de soro caseiro apresenta concentração de 0,011 g/mL de sacarose (C12H22O11). Se uma criança beber 2 L desse soro ao longo de um dia, quantos gramas de sacarose terá ingerido? Qual a molaridade da solução de soro caseiro?

6 - Em 200 mL de determinado leite em pó integral há, após dissolvido em água, 240 mg de cálcio (Ca). Calcule a concentração em g/L de cálcio desse leite.

7 - (Unicamp-2002) A cana-de-açúcar, o engenho, o açúcar e a aguardente estão profundamente vinculados à história do Brasil. A produção de açúcar (sacarose, C12H22O11) era feita, originariamente, pela evaporação da água contida na garapa, submetendo-a a aquecimento. A solubilidade do açúcar em água é de 660 g/L de solução a 20 ºC. A garapa contém, aproximadamente, 165 g

de açúcar por litro e sua densidade é 1,08 g/cm3. Considere a garapa como sendo solução de açúcar em água.

  1. Qual é a percentagem, em massa, de açúcar na garapa?
  2. A que fração deve ser reduzido um volume de garapa a fim de que, ao ser esfriado a 20 ºC, haja condições para a formação dos primeiros cristais de açúcar?

8 - (Mack-2006) Qual a massa de permanganato de potássio (KMnO4) que deve ser dissolvida em água até completar o volume de solução de 200 mL, de modo a obter-se uma solução 0,01 mol/L?

9 - O ácido sulfúrico concentrado é um líquido incolor, oleoso, muito corrosivo, oxidante e desidratante. No almoxarifado de um laboratório há disponível o ácido sulfúrico concentrado de densidade 1,8 g/cm3, contendo 90% de H2SO4 em massa. Qual a massa de ácido sulfúrico presente em 100 mL deste ácido concentrado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (290.7 Kb)   docx (377.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com