TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Massa molar

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.430 Palavras (10 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 10

A massa molar pode ser definida como a massa em gramas de 1 mol de determinada substância, ou seja 6,02x1023 partículas. Sabendo que 1 mol de glicose (C6H12O6) pesa 180 g/mol. Determine a massa de glicose em 0,6 mol.


108 g

Reações de ionização, como a própria definição de ácidos, são as quebras heterolítica da ligação entre hidrogênio e oxigênio, com a formação de um cátion e um ânion diferente da hidroxila. Qual reação de ionização se refere ao ácido nitroso (HNO2).

HNO2 --> H+ + NO2-

Em relação a classificação e à nomenclatura oficial dos sais, assinale a alternativa correta

CaOHNO3 é um hidroxissal denominado de nitrato básico de cálcio.

Os óxidos constituem um grupo de substâncias bastante diversificado, uma vez que, praticamente todos os elementos da tabela periódica, com exceção, do flúor interagem com o oxigênio para formar um determinado tipo de óxido. Em relação à classificação desse grupo de substâncias, assinale a alternativa correta:

Os óxidos básicos reagem com a água, produzindo uma base, ou reagem com um ácido, produzindo sal e água.

Os ácidos são capazes de conduzir corrente elétrica quando em solução aquosa. O ácido clorídrico puro (HCl) é um composto que conduz muito mal a eletricidade. A água pura (H2O) é um composto que também conduz muito mal a eletricidade, no entanto, ao dissolvermos o ácido na água formamos uma solução que conduz bem a eletricidade, o que se deve à:

Ionização do HCl, formando H3O+ e Cl-.

Alguns dos mais importantes minerais presentes na natureza ocorrem na forma de óxidos, tais como a hematita (óxido de ferro (III)) e a bauxita. Outros são obtidos a partir do tratamento de sais, como a cal virgem, produzida pela decomposição térmica do carbonato de cálcio. Em Carajás, o principal minério de ferro é a Hematita, cuja fórmula é: Fe2O3

A concentração comum é a relação entre a massa do soluto e o volume da solução. No preparo de um suco de fruta, verificou-se que 200 mL da solução continha 58 mg de aspartame. Qual será a concentração de aspartame no suco em g/L? 0,29 g/L       

Considere duas latas do mesmo refrigerante, uma na versão “diet” e outra na versão comum. Ambas contêm o mesmo volume de líquido (300 mL) e têm a mesma massa quando vazias. A composição do refrigerante é a mesma em ambas, exceto por uma diferença: a versão comum contém certa quantidade de açúcar, enquanto a versão “diet” não contém açúcar (apenas massa desprezível de um adoçante artificial). Pesando-se duas latas fechadas do refrigerante, foram obtidos os seguintes resultados:

 amostra

massa (g)

lata com refrigerante comum

331,2

lata com refrigerante “diet”

316,2

 Por esses dados, pode-se concluir que a concentração, em g/L, de açúcar no refrigerante comum é de, aproximadamente: 50

A estequiometria é o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas, baseado nas leis físicas das reações.  Sabendo que para a produção de carbonato de cálcio (CaCO3), é necessário reagir hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) com ácido carbônico (H2CO3), de acordo com a reação abaixo.

Ca(OH)2 + H2CO3 --> CaCO3 + 2H2O

Ao reagirmos 10 g de hidróxido de cálcio com 8,38 g de ácido carbônico, qual será a massa de carbonato de cálcio e a massa de água que será produzido ao final da reação? Dados: Ca – 40u; O – 16u, H – 1u; 

CaCO3 = 13,5 g e H2O = 4,86 g

Foi aquecido um frasco contendo uma solução aquosa de CuSO4 com concentração 0,05 mol/L, e o aquecimento foi interrompido quando restavam 100 mL de uma solução aquosa de CuSO4 com concentração 1,2 mol/L. O volume da solução inicial e o volume de água vaporizada durante o aquecimento será, respectivamente:

2,4 L e 2,3 L

O ácido nítrico puro é um líquido viscoso, incolor e inodoro. À temperatura ambiente é fumegante e em contato com a pele humana deixa manchas amareladas. Considerado um ácido forte, é bastante corrosivo reagindo com os metais alcalinos, óxidos básicos e carbonatos. Numa das etapas de fabricação do ácido nítrico, a amônia reage com oxigênio de acordo com a seguinte equação:

4 NH3 (g)  +  5 O2 (g)  --> 4 NO (g)  +  6 H2(g)

Ao empregar 10 mol de amônia e 15 mol de gás oxigênio, o reagente em excesso, o limitante e a quantidade (em mol) de água formada são respectivamente: Dados: N = 14u; O = 16u; H = 1u.


O2, NH3, 15 moL

Indique a opção que contém a equação química de uma reação ácido-base na qual a água se comporta como base de Bronsted:

NH3 +  H2O --> NH4OH 

A neutralização dos ácidos pelas bases pode ser total ou parcial, dando origem a sais neutros, ácidos ou básicos. Na reação: KOH + H3PO4 --> KH2PO4 + H2O, o sal formado é:


Sal ácido

Segundo Arrhenius, as bases são substâncias que, em solução aquosa, liberam como íons negativos somente o OH-. As bases podem ser classificadas como monobases, dibases e/ou tribases, sendo assim , marque a alternativa onde existam apenas monobases.

NaOH, KOH, AuOH e LiOH.

Quando volumes iguais de soluções de mesma concentração, em mol/L, de um certo ácido e de uma certa base são misturados, a solução resultante apresenta pH igual a 12.

Nesse caso, o ácido e a base que podem exibir o comportamento descrito são respectivamente:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (205.6 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com