TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais cerâmicos

Resenha: Materiais cerâmicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Resenha  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

eng. Elétrica 7° período Materiais eletroeletrônicos

Materiais Cerâmicos.

Combinações de metais com elementos não metálicos, os cerâmicos são muito duros, porém frágeis. Os principais tipos são os óxidos, nitretos e carbetos, e pertencem a este grupo os argilo-minerais, cimento e vidros. São tipicamente isolantes térmicos e elétricos (ao contrário dos metais), e são mais resistentes a ambientes corrosivos do que metais e polímeros. Os vidros tradicionais são misturas de óxidos, e também são classificados como materiais cerâmicos. Tipos de Cerâmicas avançadas já estão presentes em várias aplicações de ponta graças às suas características incomparáveis: elas suportam temperaturas que fundiriam o aço e resistem à maioria dos corrosivos químicos. Mas elas ainda têm um problema que impede sua disseminação por praticamente todos os ramos industriais: elas são quebradiças.

A maioria das cerâmicas avançadas possui como um de seus componentes uma família de compostos conhecida como óxidos de terras raras. Esses óxidos são adicionados às cerâmicas para lhes dar maior dureza. O s cerâmicas avançadas são produzidas a partir de pós de complexos compostos químicos e sua produção exige um controle cuidadoso e preciso em cada etapa da produção.

Atualmente a cerâmica é objeto de intensa pesquisa tendo em vista o aproveitamento de várias das propriedades físicas e químicas de um grande número de materiais, principalmente a semicondutividade, supercondutividade. No entanto seu principal uso na industria elétrica é como isolante, como sistemas de proteção.

Vários dispositivos e componentes elétricos são construídos com materiais cerâmicos, dentre eles podemos destacar as fibras ópticas, monitores, lâmpadas, sensores, semicondutores, circuitos integrados, osciladores, capacitores, baterias, componentes para sistemas nucleares e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com