TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microfibras de polipropileno

Artigo: Microfibras de polipropileno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Artigo  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

"É importante observar que todas as fibras se tornam efetivas em comportamento pós-fissuração devido ás altas deformações do compósito, sendo que toda a energia a partir deste ponto é absorvida pelas fibras".

2.2.5.1 Macrofibras

Para serem consideradas macrofibras, as fibras deverão ter diâmetro superior a 0,3mm, comprimento superior a 40mm e ter Módulo de Elasticidade superior a 2,0 GPa. (ANAPRE, 2012).

As macrofibras vão atuar no estágio de pós fissuração do concreto, que compreende o estado após a ocorrência de fissuras, onde as tensões passarão a se acumular nas extremidades das fissuras ocasionando um aumento das mesmas. Desta forma elas não impedem o aparecimento de fissuras, mas após o ocorrido, trabalham de forma a criar uma ponte de tensão na região fissurada, impedindo que as tensões se acumulem na extremidade da fissura e por consequência ocorra um aumento das mesmas, assim este tipo de fibra mantém a fissura estável, prolongando assim a vida do compósito (GUIMARÃES, 2010).

2.2.5.2 Microfibras

As microfibras se caracterizam por terem seus filamentos muito pequenos em diâmetro, sendo assim ocorrem em maior quantidade por quilo de material, suas características fazem com que atuem no estágio de pré fissuração do concreto (CONSTRUQUIMICA, s/ano).

Estagio de pré fissuração seria o estagio em que o concreto está em processo de cura, onde ainda não ocorreu fissuras, mas predominam as forças de retração, que provocarão fissuras no concreto, também poderão surgir fissuras ocasionadas pela variação térmica. Assim as microfibras terão o papel de absorver essas tensões que a matriz ainda não pode resistir, evitando assim a ocorrência de fissuras por retração (GUIMARÃES, 2010).

As microfibras de polipropileno são fabricadas na forma de monofilamento cilíndrico ou em fibrilas retangulares (MINDESS, 2013), conforme a figura 4.

Figura 4 a) Microfi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com