TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NANOTECNOLOGIA APLICADA A PRODUTOS FÁRMACOS

Por:   •  21/9/2018  •  Monografia  •  7.198 Palavras (29 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 29

1 INTRODUÇÃO

De tempos em tempos surgem novas tecnologias com o propósito de modificar toda uma era. Algumas cumprem as expectativas. Outras são deixadas à parte a espera de outra oportunidade. A nanotecnologia tem sido considerada uma das novas tecnologias de propósito geral com o potencial de se tornar uma das principais tecnologias-chave do século XXI, seguindo os passos das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Estima-se que a nanotecnologia encontre-se hoje num nível de desenvolvimento similar às aplicações comerciais das tecnologias de informação no final da década de 1960, ou ao advento da biotecnologia nos anos 1980, esperando-se, portanto, descobrimentos impressionantes, transformando os domínios tecnológicos afetados (MIYAZAKI E ISLAM, 2007). O estudo da nanotecnologia teve seu marco inicial em 1959 quando o físico americano Richard Feynman afirma em sua teoria, que o homem, um dia iria manipular os átomos de forma a construir estruturas de dimensões manométricas, desde que as leis naturais fossem mantidas, o que possibilitaria a construção de materiais inexistentes na natureza (VELOSO, 2007).

Diante desse cenário, podemos dizer que o desenvolvimento da nanotecnologia amplia a oportunidade de estudos diretamente ligados a evolução de novas tecnologias, em tempo real. Reconhecer uma tecnologia como revolucionária, promissora de mudanças radicais, e advogar sua exploração nos seus estágios iniciais, constitui-se uma rara oportunidade (ANDERSEN, 2011; LASTRES 1994).

Baseado nas idéias de Feynman o objetivo maior da nanotecnologia seria criar novos materiais e desenvolver novos produtos e processos baseados na crescente capacidade de tecnologia moderna em ver e manipular átomos e moléculas (SILVA, 2003).

Com o advento das novas tecnologias em microscopia eletrônica em meados da década de 80, a previsão de Feynman pôde então, tornar-se realidade. A chegada dos microscópios de varredura por sonda, incluindo o microscópio de tunelamento e o microscópio de força atômica, possibilitou observar e movimentar átomos e moléculas (MELO; PIMENTA, 2004).

Mais tarde, em 1992, Eric Drexler, propôs não somente manipular átomos, mas a construção de nanorobôs, que poderiam até mesmo identificar e destruir seres vivos nocivos ao corpo humano, como vírus e bactérias (MARTINS, 2009).

Atualmente, a nanotecnologia é um dos principais focos das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todos os países industrializados do mundo. Os países que mais investem em nanotecnologia ainda são Europa, EUA (Estados Unidos da América) e Japão, cada região investindo cerca de um bilhão por ano, concentrando juntos mais da metade dos investimentos no mundo. Países como Rússia, China, Brasil tem feito investimentos significativos no setor nos últimos anos, sendo que o governo brasileiro já investiu 140 milhões entre os anos de 2001 e 2006 em redes de pesquisa e projetos na área de nanotecnologia (ROSSI – BERGMANN, 2008).

O desenvolvimento da nanotecnologia tem demonstrado um campo científico multidisciplinar, encontrando aplicações nas mais diversas áreas, tais como: energia e eletrônica até indústrias farmacêuticas (ROSSI – BERGMANN, 2008).

O presente trabalho de TCC/MONOGRAFIA tem por objetivo explorar a nanotecnologia aplicada a produtos fármacos, pesquisa e desenvolvimento, estratégias utilizadas em sua elaboração e verificar as vantagens apresentadas no uso destes.

A metodologia utilizada neste trabalho teve inicio com pesquisa bibliográfica. Onde várias fontes foram consultadas e / ou pesquisadas, tais como: trabalhos acadêmicos, artigos e livros publicados sobre o assunto. A internet foi a principal fonte de pesquisa.

No site www.google.com, utilizando o termo chave “nanotecnologia” é encontrada mais de 150 mil referências. Em inglês, quando o termo chave “nanotechnology” é utilizado,, são encontrados mais de 16 milhões de resultados. No Brasil, foram pesquisadas informações no site da UNICAMP, que disponibiliza diversos artigos sobre o assunto na biblioteca do laboratório de química.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Descrever a aplicação da nanotecnologia aplicada a produtos fármacos,

2.2 Objetivos Específicos

Abordar os aspectos, conceitos, história e aplicações da nanotecnologia.

Explicar como se aplica a nanotecnologia na elaboração de produtos fármacos

Apresentar as vantagens e desvantagens em aplicar a nanotecnologia a produtos fármacos..

3 METODOLOGIA

Trata-se de um estudo de revisão de literatura onde descrevemos sobre o uso da nanotecnologia, aplicada a produtos fármacos A partir do levantamento e da seleção dos artigos, fez-se a análise minuciosa, a fim de garantir o embasamento teórico necessário para a discussão do tema visando elencar toas as informações atualizadas, e úteis sobre o surgimento da nanotecnologia.

4. REVISÃO DE LITERATURA

5 NANOTECNOLOGIA

A palavra nano tem origem grega e significa anão, muito pequeno, sendo assim, um indicador de medida. A nanotecnologia integra todo tipo de materiais dentro da escala manométrica, que meçam entre 0,1 e 100 nanômetros.

A pesquisa e o desenvolvimento em nanotecnologia visam manipular estruturas em nanoescala e integrá-las para formar componentes e sistemas maiores, as possibilidades são quase infinitas. A ciência e tecnologia em nanoescala têm atraído considerável atenção nos últimos anos, pela expectativa do impacto que os materiais nanoestruturados podem causar na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente (ROCO, 2001).

Os investimentos em nanociência e nanotecnologia estão presentes em todas as áreas do conhecimento e representam um investimento da ordem de bilhões de dólares, por parte dos órgãos e agências de fomento em pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo. Assim, podemos definir a Nanotecnologia como um termo genérico para um conjunto de tecnologias, técnicas e processos para a preparação, caracterização, manipulação e controle de átomos ou moléculas para construir novos materiais em

Assim, podemos definir a Nanotecnologia como um termo genérico para um conjunto de tecnologias, técnicas e processos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com