TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRITURA APLICADA Á PRODUÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 6

FRITURA APLICADA Á PRODUÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL

 (14 / 08/ 2017)

Alison Andrey AFONSO 1, Any Gabriela BALMER1, Maírys de Oliveira RODRIGUES1, Maria Fernanda SOUZA1, Vitória da SILVEIRA1, Wemilly Márcia de ALMEIDA1, Ygor Hespana de OLIVEIRA1.

Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal; 2017/I; Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Nível Médio

Instituto Federal do Mato Grosso – Campus Rondonópolis

1 – Discente da disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, IFMT – CAMPUS RONDONÓPOLIS.

RESUMO

Fritura é uma operação unitária em que se mergulham alimentos em óleo em alta temperatura. Uma das vantagens da fritura frente aos demais processos reside, no cozimento rápido e uniforme do produto. O objetivo desse trabalho foi diferenciar do ponto de vista sensorial batatas fritas em óleo de soja e em gordura vegetal hidrogenada e produzir através do processo de fritura diferentes produtos de origem vegetal. Antes do processo de fritura foram aplicados alguns procedimentos técnicos no alimento que foi realizado a fritura. Foi possível determinar características peculiares do processo de fritura, onde é de grande necessidade um alimento com grande quantidade de amido, ou que tenha um tipo de crosta natural, desta forma a realização da batata doce ‘’smile’’ não foi possível de se realizar, por ter usado a batata doce após ter sido cozida, não havia uma estabilidade para que ela fosse feita, então por isso foi necessário ser feito o ‘’nhoque’’ de batata doce. Foi possível observar diferentes aspectos sensoriais e visuais na batata frita com óleo e a batata frita com gordura vegetal hidrogenada, onde a batata que foi frita na gordura vegetal ficou mais crocante que a outra batata que foi frita no óleo e apresentou característica de grande absorção do óleo “encharcado”. Portanto, as batatas fritas em óleo, passaram a apresentar um aspecto mais ‘’encharcado’’, já as feitas em gordura vegetal hidrogenada se tornaram mais ‘’secas’’ pelo fato da gordura vegetal ser uma gordura saturada e é secante, já o óleo é uma gordura insaturada e lubrificante, isso acontece por conta das características químicas da gordura, deste modo foi possível observar que a fritura feita em gordura é tecnicamente melhor para as indústrias.

Palavras-chave: Fritura; Gordura; Óleo;

INTRODUÇÃO

Fritura é uma técnica culinária em que se mergulham alimentos crus em óleo em alta temperatura (Porto, Gabriela). Uma das vantagens da fritura frente aos demais processos culinários reside, no cozimento rápido e uniforme do produto (LIMA & GONÇALVES, 1995 apud OLIVEIRA, 2007), a desvantagem do processo é que os óleos e gorduras, quando aquecidos repetidamente, sob altas temperaturas, por períodos prolongados, podem sofrer uma série de alterações, formando compostos de degradação (MEHTA e SWINBURN, 2001; VARELA et al., 1983 apud OLIVEIRA, 2007).

O Brasil não tem legislações especificas sobre óleos e gorduras que são utilizados em frituras (MALACRIDA e Jorge, 2005 apud CURVELO, 2010), entretanto a ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância sanitária publicou segundo o Informe Técnico n° 11, de 5 de outubro de 2004, a recomendação que a “quantidade de ácidos graxos livres não seja superior a 0,9% sendo que o teor de compostos polares não deve ser maior que 25% e os valores de ácido linolênico , presentes nas frituras não ultrapassem 2%”.

  Vários métodos analíticos são utilizados para a avaliação dos óleos e gorduras de fritura. Por um lado, dispõe-se de métodos que quantificam de forma direta os compostos polares e a determinação específica dos compostos de alteração de polimerização, oxidação e hidrólise, relacionados com os três tipos de alterações mais importantes que ocorrem no processo de fritura (WHITE, 1991; MASSON et al., 1997 apud OLIVEIRA, 2007).

Por ser uma operação complexa e que envolve vários fatores dependentes do processo, do óleo de fritura e do alimento a fritura depende muito da umidade do alimento que será frito, pois é um fator critico que pode interferir na qualidade do alimento (OSAWA et al.  2010).

Os possíveis riscos à saúde envolvida no consumo de gorduras aquecidas e/ou oxidadas, como predisposição para aterosclerose, ação mutagênica e carcinogêneas têm sido revisados e comentados, com o propósito de assegurar à população consumidora que os alimentos preparados através do processo de fritura sejam inócuos (MÁRQUEZRUIZ et al., 1990 apud OLIVEIRA, 2007).

O objetivo desse trabalho é diferenciar do ponto de vista sensorial batatas fritas e óleo de soja e em gordura vegetal hidrogenada e produzir através do processo de fritura diferentes produtos de origem vegetal

MATERIAIS E MÉTODOS

  • Facas.
  • Ralador.
  • Panela.
  • Bandeja.
  • Tabua.
  • Papel toalha.
  • Espumadeira.
  • Batata Asterix.
  • Batata doce.
  • Balança.
  • Óleo.
  • Gordura vegetal hidrogenada.

Métodos:

Antes de iniciar a prática foi realizado a limpeza e sanitização das batatas, logo após fatiou-se as batatas asterix em formato chips, já a batata doce foi cozida com a casca, em seguida foi pesado 450 gramas de batatas e separado em dois lotes de 225 gramas cada, e depois colocadas no papel toalha para secar.

Logo após de esperar o óleo e a gordura aquecer a 180ºC para se realizar a fritura, depois de se realizar a fritura as batatas são colocadas no papel toalha para retirar o excesso do óleo, para finalizar temperou-se com 2-3% de sal.

        Antes do preparo da batata doce smile colocou água para ferver a certa temperatura, logo após de ferver a água foi colocada a batata doce com a casca para cozinhar e esperar um certo tempo, após ela cozinhar ela foi colocada numa forma e foi amassada, assim se fosse necessário adicionar farinha para não grudar nas mãos, com isso abrir a massa e cortar em formato de rodelas, após esse processo fritar em gordura vegetal a 160-180 graus logo em seguida tirar o excesso com papel toalha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (257.3 Kb)   docx (217.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com