TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neutralização da acidez

Tese: Neutralização da acidez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Tese  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

Conclusão do trabalho sobre a água

Maio 26 2009

Neutralização da acidez

Para neutralizar os ácidos que chegam à superfície terrestre, pulverizam-se os lagos, campos, etc. com pedra calcária ou cal pulverizada.

As equações que se seguem traduzem a neutralização da acidez pelo carbonato de cálcio ou pela cal:

CaCO3 (aq) + 2H3O+ → Ca2+ (aq) + CO2 (g) + H2O (l)

CaO (s) + 2H3O+ (aq) → Ca2+ (aq) + 2H2O (l)

Conclusão

Com este trabalho aprendemos que a importância da água, a sua existência na Terra, e qual a qualidade e poluição da água.

A água cobre 71% da superfície da Terra e de toda a água, 2,08% é água doce, existindo uma grande assimetria água doce/água salgada. As águas subterrâneas são as mais utilizadas na actividade humana, representando apenas 0,29% das reservas do planeta. Mas as reservas de água doce nem sempre são de água potável. Compreende-se assim, uma segunda assimetria na distribuição da água: água potável / água imprópria para consumo.

A distribuição da água é desigual também do ponto de vista geográfico. As zonas tropicais e equatoriais possuem reservas abundantes de água, enquanto as regiões desérticas são desfavorecidas desse ponto de vista. A diversidade geográfica resulta da assimetria entre regiões auto-suficientes e regiões deficitárias em água. Portugal é privilegiado pela abundância e pela qualidade da sua água.

Nos países ricos e desenvolvidos gasta-se muito mais água do que nos países pobres e menos desenvolvidos. Há disparidades enormes no consumo médio per capita de água em diferentes partes do mundo. Verifica-se outra assimetria: consumo individual excessivo / consumo individual exíguo. O crescimento demográfico, o desenvolvimento industrial e a irrigação multiplicaram as utilizações da água, fazendo aumentar enormemente a sua procura.

A água quimicamente pura, exclusivamente constituída por moléculas de água, sem quaisquer substâncias dissolvidas e com o pH igual a 7 não existe na Natureza. Na Natureza, se não houvesse poluição, a água que mais se aproximaria da água pura seria a água da chuva. A água da chuva pode comparar-se a água destilada natural, pois obtém-se por condensação da água que se evaporou.

A crise mundial da água traduz-se na sua escassez crescente, na diminuição da sua qualidade em consequência da poluição e também nas secas. A água disponível bastaria para satisfazer as necessidades mundiais se fosse gerida adequadamente, tendo em vista um aproveitamento eficaz e uma repartição equitativa.

A dessalinização da água do mar é ainda um processo caro, de tecnologia pesada. Existem três processos importantes de dessalinização: a destilação, a osmose inversa e a nanofiltração.

Na destilação, a água é vaporizada por aquecimento e depois por arrefecimento. A vaporização da água é um processo endotérmico, requerendo uma grande quantidade de energia, o que torna o processo de destilação dispendioso. A osmose inversa consiste na passagem da água da solução mais concentrada é forçada, por pressão, pelas membranas da solução mais concentrada para a solução menos concentrada, diminuindo a concentração dos sais e originando a água dessalinizada. A nanofiltração é um método de separação por membrana que não é tão eficaz como a osmose inversa, mas que gasta menos energia.

Existe legislação para estabelecer os teores em que certas espécies químicas podem existir na água utilizável. São os chamados parâmetros de qualidade, que podem variar, consoante os objectivos de utilização. Para cada um dos parâmetros, a legislação indica os seguintes valores: VMA – Valor Máximo Aceitável e VMR – Valor Máximo Recomendado.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com