TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nióbio: O Metal que o Brasil trata como lenda

Por:   •  13/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

ESTUDOS DISCIPLINARES III

Aluna: Heloisa Cassia da Silveira RA: 1730369

POLO OURO FINO

2017

TEMA: Nióbio, o metal que o Brasil trata como lenda.              

             
[pic 2]
 


1–Indique a sigla, a distribuição eletrônica e três moléculas que contenham Nióbio em sua composição.

Niobio (Nb)
Possui número atômico: 41
Distribuição eletrônica: 1s
2s2 2p3s2 3p6 4s2 3d104p6 5s4d3
Massa atômica: 92,90u
Ponto de fusão: 2477°C
Ponto de ebulição 4744°C.

- Pirocloro (Ca,Na)2(Nb,Ti,Ta)2 O 6( OH,F,O) Óxido de tântalo e calcio, podendo haver substituição de tântalo por niobio ou titânio, e substituição do calcio pelo sódio.
- Ferroniobio (FeNb)
- Pentóxido de Niobio (Nb2O5)

2 – Quais são os principais usos deste elemento nos dias de hoje?

O nióbio é como elemento de liga para conferir melhoria de propriedades em produtos de aço, especialmente nos aços de alta resistência e baixa liga usados na fabricação de automóveis e de tubulações para transmissão de gás sob alta pressão. Vem a seguir seu emprego em superligas que operam a altas temperaturas em turbinas das aeronaves a jato. O nióbio é também adicionado ao aço inoxidável utilizado em sistema de escapamento dos automóveis, e ainda na produção de ligas supercondutoras de nióbio-titânio usadas na fabricação de magnetos para tomógrafos de ressonância magnética. Encontra aplicação também em cerâmicas eletrônicas e em lentes para câmeras.

3 – Já no primeiro parágrafo do texto, temos a frase: “o nióbio é exemplo da falta de política industrial no Brasil”. Explique porque o Jornal trata o assunto com esta abordagem.

A administração feita de forma corrupta do país está incrivelmente evidente, o que o jornalista quis expressar é a falta de sentido em que um país cheio de recurso se falta em crescimento econômico, sendo que em outros com menos recursos o desenvolvimento é maior. Um bom exemplo para evidenciar a indignação do jornal está no preço do combustível, sendo o país que produz seria coerente ter o menor preço, mas devido a impostos o produto acaba sendo mais caro que o mesmo comercializado para outros países. Porque aqui é mais caro e para onde vão os imposto pagos, são as questão brasileira não discutidas.

4 – Segundo informações do texto, “A CBMM é uma mineradora que gera lucro anual superior a US$ 600 milhões, conforme os resultados financeiros divulgados publicamente”.Isto posto, quanto a mesma empresa lucra em apenas um dia do ano, considerando meses com 30 dias? (demonstrar cálculos)

600/12= 50
50/30=1,66

Por dia, a empresa lucra US$ 1,66 milhões.

5 – Explique brevemente como o químico inglês Charles Hatchett descobriu o elemento (nióbio) em questão.

Em 1801, Charles Hatchett trabalhando para o Museu em Londres, analisou um pedaço do mineral columbita da coleção do museu, enviada dos Estados Unidos. A columbita revelou-se um mineral complexo, porém Hachett descobriu que continha uma “terra nova” que implicava na existência de um novo elemento. Hatchett denominou este elemento de ‘’columbium’’ (Cb). Em 26 de novembro deste mesmo ano anunciou a sua descoberta perante a Royal Society. O elemento posteriormente foi redescoberto e renomeado como “niobium’’ (Nb).
Em 1844, Heinrich Rose, um químico alemão, acreditou (de maneira enganosa) ter descoberto um novo elemento enquanto trabalhava com amostras de tantalita. Ele deu ao elemento o nome de "niobium", inspirando-se em Níobe - a filha do Rei Tântalo, da Mitologia Grega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (140.7 Kb)   docx (264.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com