O Calor Sensível
Por: FelipeFrtaa • 23/5/2025 • Trabalho acadêmico • 435 Palavras (2 Páginas) • 6 Visualizações
1 – Objetivo
A temperatura de solidificação, segundo normas técnicas e estudos, é o ponto em que uma substância passa do estado líquido para o sólido. Esse processo ocorre quando a energia térmica é reduzida, permitindo que as partículas se organizem em uma estrutura cristalina fixa.
Na pratica a ser realizada, foram aquecidos dois compostos distintos, em tubos de ensaio colocados dentro de um becker com água, no caso a naftalina e a parafina. Assim que ambos chegarem ao estado liquido, separadamente, deve ser cronometrado e aferido a temperatura a cada 30 segundos, para que seja possível acompanhar a temperatura de solidificação das duas substancia.
2 – Material Utilizado
- Água, becker, tubo de ensaio, aquecedor elétrico, suporte universal, garra, parafina e naftalina.
3 – Resultados
DEIXAR ESPAÇO DE 15CM PARA O GRAFICO
É perceptível através da comparação das imagens das tabelas “tabela de dados-1, e 2” que a temperatura de solidificação dos dois compostos são distintos. Uma vez que, a naftalina teve a queda de temperatura de forma moderada e constante no início, tendo a queda brusca entre aproximadamente 700 segundos (11 min e 30 s) e aproximadamente 800 segundos (13 min e 20 s) do gráfico, logo após, se manteve estável, até o ponto final de solidificação, sendo definida como uma substancia cristalina.
Logo, no composto da parafina, nota-se que a queda de temperatura no início, tem uma curva mais acentuada nos primeiros segundos, caindo progressivamente de forma mais estável e linear, comparado ao composto da naftalina, sendo a parafina considera uma substancia amorfa. Concluindo que, a naftalina tem a temperatura de solidificação mais baixa que a parafina.
4 – Atividade
1 - O gás refrigerante é o principal responsável pelo funcionamento da geladeira. Ele passa por diferentes estados físicos em um ciclo contínuo, por exemplo, evaporação, compreensão, condensação e expansão. Esse ciclo de mudança de fase é eficiente para retirar o calor dos produtos e mantê-los em baixa temperatura.
2 - É possível organizar e preservar os alimentos na geladeira seguindo orientações técnicas baseadas em suas temperaturas internas e requisitos de conservação:
Distribuição dos produtos:
Freezer: Carnes e produtos congelados devem ser armazenados a -18 °C ou menos, para preservar por longo prazo.
Compartimento superior: Destinado a alimentos perecíveis, como carnes frescas, em temperaturas próximas de 0 °C.
Parte intermediária: Ideal para laticínios e alimentos de consumo diário, entre 2 °C e 5 °C.
Parte inferior: Usada para frutas e verduras frescas, entre 5 °C e 8 °C, com controle de umidade.
Porta: Indicado para bebidas e condimentos, em temperaturas até 10 °C.
...