TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calor No Ambiente De Trabalho

Ensaios: Calor No Ambiente De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2013  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 7

Caro Aluno,

Bem vindo ao Módulo Segurança Empresarial.

Este módulo é dividido em 5 aulas:

1 – Saúde e Segurança do Trabalho

2 – Sistema de Gerenciamento de Saúde e Segurança

3 – Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva

4 – Prevenção de Acidentes

5 – Primeiros Socorros

Bons estudos!!

MÓDULO 1 – SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Valores da Vale

A Vale é uma mineradora diversificada que tem como missão transformar recursos minerais em riqueza e desenvolvimento sustentável.

Portanto, o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e social e o respeito ao meio ambiente é inerente a sua forma de atuar. Baseado nisso, fez a sua escolha: ser a maior e a melhor!

E a Vale visa superar padrões consagrados de excelência em todas as fases de operação de seus negócios, desde a pesquisa e a capacitação dos profissionais, até a implantação dos projetos e a produção.

Essa visão implica, também, ser reconhecida mundialmente como uma empresa que prima pela excelência em práticas e resultados em Saúde e Segurança, já que o cuidado com as pessoas e o respeito à vida fazem parte da sua essência.

E a meta da Vale é atingir a excelência em Saúde e Segurança, zerando o número de fatalidades e reduzindo os acidentes de trabalho. E essa meta só será alcançada quando todos os colaboradores colocarem o Respeito à Vida acima de tudo.

Valores da Vale:

Ética e transparência

Excelência de desempenho

Espírito desenvolvimentista

Responsabilidade econômica, social e ambiental

Respeito à vida

Respeito à diversidade

Os índices da Vale têm melhorado bastante nos últimos anos, mas existe um importante desafio: zerar as fatalidades e alcançar os padrões de excelência mundial.

Visando alcançar esta meta, a Vale está implementando uma estratégia em Saúde e Segurança. O objetivo dessa estratégia é alcançar a excelência em práticas e resultados de Saúde e Segurança, por meio de uma transformação cultural na empresa.

Estratégias em Saúde e Segurança

O objetivo da Vale é evoluir da cultura DEPENDENTE, em que cultura, práticas e resultados dependem da ação de comando e controle dos líderes, para a cultura INTERDEPENDENTE, quando as pessoas entendem que Saúde e Segurança é tão importante para si que passam a se ajudar mutuamente.

Essa estratégia foca quatro dimensões:

Dimensão Pessoas

Desenvolvimento comportamental.

Dimensão Ferramentas

Priorização de ações com base no gerenciamento de riscos e utilizando as melhores ferramentas de engenharia.

Dimensão Instalações

Melhoria das instalações com redução dos cenários de risco.

Dimensão Sistêmica

Implementação de requisitos sistêmicos uniformes para a Vale:

- Atividades Críticas: estabelecimento de requisitos para estas atividades críticas, com o propósito de controlar e minimizar o risco de acidentes fatais;

- Processos: mapeamento e redesenho de processos de Saúde e Segurança, otimizando e padronizando sua execução em toda a Vale.

Essa caminhada para atingir a EXCELÊNCIA só será bem sucedida se tiver o apoio de TODOS os profissionais que trabalham na Vale.

A evolução cultural se dá com base no Conhecimento.

Apenas com conhecimento é que cada um terá uma atitude saudável e segura, com foco na prevenção.

A Atitude individual se transformará em Comportamento Individual.

Quando o comportamento for assimilado e incorporado pelo grupo, haverá a transformação da CULTURA, através do Comportamento Coletivo.

Saúde, segurança e respeito à vida são temas centrais para a Vale, que sempre se preocupou com o bem-estar de seus profissionais e com o bem-estar das comunidades em que está inserida.

Com visão proativa, focada na prevenção, a Vale forma equipes que promovem ações de cuidados com a saúde e a segurança e tem um Departamento de Saúde e Segurança, cuja responsabilidade é a de definir estratégias corporativas que promovam melhorias na saúde e na segurança para seus colaboradores, tanto na própria empresa quanto nas instituições parceiras em todo o mundo. Além disso, apóia internamente a disseminação da cultura de prevenção.

Em 2006, a Vale iniciou a discussão de um plano estratégico focado em três proposições:

- melhoria no desempenho, com adequação legal;

- perda zero;

- prevenção em saúde e segurança.

Nesse mesmo ano, foi implantado o Sistema de Informação em Saúde e Segurança (associado ao Programa de Excelência em Recursos Humanos), padronizando processos e fazendo com que os dados passassem a circular de forma centralizada. E a Vale também investiu na realização de campanhas e eventos, como as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipats).

Até 2012, a Vale pretende se tornar referência em padrões de saúde e segurança, com índices positivos superiores aos das outras mineradoras globais. Busca cada vez mais eficácia nas iniciativas empreendidas nas regiões onde está inserida, contribuindo para a melhoria contínua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com