TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Espectro Na Região Uv-Vis

Por:   •  15/8/2023  •  Relatório de pesquisa  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Espectro na região UV-Vis dos carotenoides (caroteno + xantofilas) em uma mistura de hexano/acetato de etila na proporção 9:1 (v/v)

Espectro na região UV-Vis dos carotenoides (caroteno + xantofilas) em uma mistura de hexano/acetato de etila na proporção 9:1 (v/v)

O espectro característico dos carotenoides é consequência da presença de uma longa cadeia com duplas ligações conjugadas (DLC). Neste caso, a presença de grupos hidroxilas (xantofilas), que não estejam em conjugação com as DLC do restante da cadeia, não afeta o cromóforo da molécula, dessa maneira o espectro da xantofila é praticamente idêntico ao do caroteno. Como os carotenoides absorvem a luz em comprimentos de onda na faixa de 430-480 nm, eles têm a capacidade emitir parte da luz absorvida na faixa da luz visível deslocada para a região do vermelho. Por isso, esses compostos geralmente têm a coloração amarela/laranja.

[pic 2][pic 3]

Espectro na região UV-Vis da transição carotenoide/clorofila em uma mistura de hexano/acetato de etila na proporção 7:3 (v/v)

[pic 4]

Os carotenoides, como o β-caroteno, são pigmentos que apresentam uma extensa conjugação de ligações duplas (CLD) em sua estrutura. Essa conjugação confere aos carotenoides a capacidade de absorver luz em comprimentos de onda mais longos, especialmente na faixa do espectro visível. Os carotenoides geralmente exibem um pico de absorção intenso em torno de 430-480 nm, correspondendo à cor laranja/amarela característica desses pigmentos.

Por outro lado, a clorofila a absorve luz principalmente nas regiões do espectro azul 380-450 nm e do vermelho 620-700 nm, refletindo a cor verde característica das plantas. O espectro de absorção da clorofila a apresenta dois picos principais: o pico em torno de 430 nm e em aproximadamente 660 nm.

Os carotenoides, como o beta-caroteno, são pigmentos que apresentam uma extensa conjugação de ligações duplas em sua estrutura. Essa conjugação confere aos carotenoides a capacidade de absorver luz em comprimentos de onda mais longos, especialmente na faixa do espectro visível. Os carotenoides geralmente exibem um pico de absorção intenso em torno de 450-500 nm, correspondendo à cor laranja/amarela característica desses pigmentos.

Por outro lado, a clorofila a é um pigmento presente nas plantas e algas verdes que desempenha um papel fundamental na fotossíntese. A clorofila a absorve luz principalmente nas regiões do espectro azul (400-500 nm) e do vermelho (600-700 nm), refletindo a cor verde característica das plantas. O espectro de absorção da clorofila a apresenta dois picos principais: o Pico Soret, em torno de 430 nm, e os Picos Q, em aproximadamente 660 nm. O Pico Soret corresponde à absorção de luz na região do ultravioleta próximo, enquanto os Picos Q estão localizados na região do espectro visível.

[pic 5]

Espectro na região UV-Vis da clorofila a em uma mistura de hexano/acetato de etila na proporção 9:1 (v/v)

O espectro obtido é característico da clorofila, assim, deve-se destacar a presença da principal banda de absorção de um derivado do tipo porfirina/clorina encontrada geralmente entre 380 e 450 nm. A segunda banda importante que foi identificada e a banda em 620-700nm relativamente intensa e típica de derivados da clorofila. Logo, A intensa cor verde das clorofilas se deve a suas fortes absorções nas regiões do azul (380-450 nm) e vermelho (620-750 nm) do espectro eletromagnético e consequente transmissão na região do verde (495-570 nm).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (478.6 Kb)   docx (602 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com