TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Hidrogênio e Água

Por:   •  22/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.027 Palavras (13 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 13

Resultados e Discussão

  • Obtenção do hidrogênio:

Ao colocar 3 grânulos de zinco em 3,00 mL de uma solução de ácido clorídrico 1,0 mol/L, ocorreu uma rápida efervescência onde foi observado um gás esbranquiçado saindo do sistema, até que os grânulos de zinco foram totalmente consumidos na reação, o recipiente no qual o experimento foi realizado ficou quente.

Quando o zinco metálico entra em contato com a solução de ácido clorídrico acontece uma reação de deslocamento, onde o zinco fica ionizado na forma Zn²+ e por ser mais reativo que o hidrogênio, consegue deslocá-lo, liberando então o gás hidrogênio, demonstrado no experimento na fase da rápida efervescência, a liberação de bolhas é o momento em que o gás hidrogênio é formado e liberado do sistema para a vizinhança sob a forma de uma fumaça esbranquiçada. O aumento da temperatura no sistema foi devido a formação do gás hidrogênio, que houve liberação de energia na forma de calor para formá-lo. Metais reagem com ácidos liberando hidrogênio e formando o sal correspondente. Neste caso um dos produtos obtidos na reação foi o cloreto de zinco (ZnCl2), como mostra a equação a seguir:

 

Zn(s) + 2HCl(aq)  ZnCl2(aq) + H2(g)↑      

Oxidação:       Zn(s)    Zn2+(aq) + 2e-(aq)        ΔE°= + 0,76V

Redução:        2H+(aq)  + 2e-(aq)  → H2(g)        ΔE°= 0,0V

                _______________________________________________

                Zn(s)  + 2H+(aq)    Zn2+(aq)  + H2(g)           ΔE°= + 0,76V

               

Esta reação ocorreu porque o zinco é mais reativo do que o hidrogênio e consegue deslocá-lo, como os metais em geral possuem baixas energias de ionização, consequentemente tem mais tendência a perder elétrons, sendo o zinco então mais eletropositivo do que o hidrogênio, que por sua vez, ao receber o elétron aumenta a sua energia de ionização devido a forte ligação H-H que se forma, liberando assim energia na forma de calor. A energia necessária para formar esta ligação é de -435,9 KJ/mol-1, configurando então uma reação exotérmica.

Se ao invés do zinco, tivesse usado metais como o cobre, prata ou ouro, a reação não ocorreria porque esses metais são menos reativos do que o hidrogênio. Conforme mostra a seguinte tabela:

Fila de reatividade dos metais

Aumenta a reatividade

<-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Li>K>Ca>Na>Mg>

Al>Zn>Cr>Fe>Ni>Sn>Pb>

H>Cu>Hg>Ag>Pt>Au

Metais alcalinos e alcalino-terrosos

Metais mais comuns do cotidiano

Metais nobres

                           Reagem com HCl                                   Não reagem com HCl

          Aumenta a nobreza

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esta reação é uma das formas de se obter o gás hidrogênio em meio ácido, observando a equação da reação, percebe-se que o zinco oxida e o hidrogênio reduz, e segundo o valor de energia livre, caracteriza também uma reação espontânea.

Para estudar as formas de se obter hidrogênio molecular em meio básico foi realizado o seguinte procedimento: Lixou-se algumas placas de alumínio retirado de uma lata de refrigerante e depois adicionou as mesmas em 7,0 mL de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) a 30% (m/v), e foi observado uma reação com formação de bolhas mais lenta do que a anterior, após algum tempo a solução ficou turva e não consumiu totalmente o metal.

Em estudos realizados no pós-laboratório deixou claro que esta reação era para ter sido significativamente mais vigorosa do que a anterior, porque o alumínio é ainda mais reativo que o zinco e portanto consegue deslocar o hidrogênio da molécula de hidróxido de sódio bem mais rápido, resultando então em uma maior produção do gás hidrogênio. No entanto, isto não ocorreu, e acredita-se que devido ao alumínio utilizado ter sido proveniente de uma lata comum de refrigerante pode ter alterado o resultado do experimento, porque estas embalagens comerciais são preparadas com películas protetoras para que o líquido armazenado em seu interior não reaja com o metal em questão. Mesmo que tenha lixado os pedaços de alumínio que foram usados, não foi o suficiente para retirar toda essa película, e poucos espaços com alumínio puro ficaram expostos durante a reação, diminuindo assim a sua superfície de contato.

Oxidação: 2Al(s) 2Al3+(aq) + 6e-                      E°= +1,66V

 Redução: 6H2O(l) + 6e- → 6OH-(aq)  + 3H2(g)      E°=  -0,83V

2Al(s)  + 6H2O(l) → 2[Al(OH)4](s) + 3H2(g)↑           E°=  -2,49V

Fazendo uma análise quantitativa percebe-se que o meio mais eficaz de se obter o gás hidrogênio é utilizando a reação do alumínio puro com o hidróxido de sódio, pois este consegue desprender uma maior quantidade de hidrogênio em comparação com a reação do zinco com ácido clorídrico.

Estes dois métodos descritos acima são meios de se obter o hidrogênio em laboratório; reagindo metais menos nobres com ácidos, e utilizando um álcali com alumínio. Porém, nenhum deles é utilizado industrialmente devido ao elevado custo do alumínio e da pouca eficácia do zinco com ácido clorídrico, não sendo portanto economicamente viável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (240.3 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com