TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Oxono na Atmosfera

Por:   •  29/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O presente trabalho da cadeira de química física foi elaborado no âmbito de pesquisa de cadeira de química física, com o objectivo de conhecer o ozono. O trabalho aborda acerca da história do ozono, obtenção, ocorrência, ocorrência entre outros assuntos.

Quanto a estrutura o trabalho obedece a seguinte estrutura, primeira parte trata do historial do ozono, a segunda parte trata da ocorrência do ozono, na terceira parte trata da obtenção do ozono, na quarta parte trata da propriedades físicas do ozono, na quinta parte trata de propriedade física do ozono, na sexta parte trata de aplicação do ozono.

Também e composta na sétima parte por conclusão e na oitava parte por referencia bibliográfica de onde os conteúdos foram extraídos.

Objectivo geral

  • Conhecer o ozono desde o historial, ocorrência, obtenção, propriedades físicas e químicas até aplicação.

Objectivo específicos

  • Descrever a história do ozono;
  • Identificar ocorrência do ozono;
  • Demostrar obtenção do ozono;
  • Mencionar propriedades físicas do ozono;
  • Mencionar propriedade física do ozono;
  • Mostrar aplicação do ozono.

Metodologia

  • Para a materialização do presente trabalho foi feita a consulta bibliográfica e também foi feita a pesquisa pela internet.

História de ozono

A descoberta e início do uso médico do ozono ocorreram no século XIX, mais precisamente em 1840. O seu precursor foi o químico Werner von Siemens, que em 1857 construiu o primeiro de tubo de indução para a destruição de micro-organismos.

O médico Albert Wolff utilizou o ozono para fins terapêuticos em 1915 durante a Primeira Guerra Mundial para tratar ferimentos, infecções, doenças de pele e como complemento para melhorar a cicatrização até 1932.

O alemão dentista Dr. Fischer utilizou a água ozonizada como desinfetante em um dos seus pacientes, enquanto o cirurgião Dr. Erwin Payr estudou as possibilidades terapêuticas do ozono em conjunto com o Dr. Aubourg sendo os primeiros a aplicar o ozono para tratamento rectal da colite e fístulas do recto.

Devido às dificuldades técnicas para medir um gás potencialmente tóxico, assim como a necessidade de se utilizar elementos de cristal resistente ao ozono dificultaram a criação de geradores, por outro lado, ao surgirem os antibióticos (Penicilina) os cientistas tiveram dificuldade em difundir suas descobertas, ficando a Ozono terapia durante mais de 50 anos praticamente restrita às comunidades médicas da Alemanha e da Áustria.

Só depois da década de 80 a ozono terapia se expandiu para outros países. Esta expansão coincidiu com início das pesquisas de laboratório sobre a acção do ozono, sobretudo com os trabalhos de Bocci em Itália. http://www.vitorcaine.com/historia.html

Ocorrência do ozono

Encontra-se na atmosfera entre 10 a 46 Km de altura. é  um gás azulado pouco  instável , cuja molécula possuí  três átomos  de oxigénio, tem  como massa molecular  48. A sua solubridade na água é maior do que do ar.

Ele forma-se ẚ partir do oxigénio:

3O2→2 O 3 – 285 KJ/mol

 

Obtenção do ozono

Aplicação de ozono

Dada esta característica aplica-se tanto no ar como em águas doces ou salgadas, para restabelecer em ambos os campos todas as propriedades naturais ideais dos seus compostos, sem adicionar nenhum elemento estranho residual.

A sua actuação, em virtude do seu poder oxidante, é determinante perante resíduos químicos ou minerais em suspensão ou integrados, pois destrói uns, e activa outros; e perante outros actua como catalisador transformando-os.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (569.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com