TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Quimica

Projeto de pesquisa: O Que é Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.543 Palavras (15 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 15

1 QUÍMICA

1.1 O QUE É QUÍMICA?:

A palavra ciência vem do latim “scientia” que significa conhecimento. Química é a ciência que estuda os materiais, as transformações sofridas por eles e as energias envolvidas nessas transformações.

A química está presente no cotidiano como, fabricação de bolos; bolachas, pão, cozimento e digestão de alimentos, amadurecimento e apodrecimento de frutas; etc. na fabricação de fertilizantes; defensivos agrícolas; inseticidas; medicamentos; fibras sintéticas; plásticos tintas; nos processos de corrosão e de proteção de metais; na metalurgia; na indústria de petróleo; na indústria eletro-eletrônica; etc.

A humanidade sempre teve curiosidade em entender os fenômenos naturais, e esta curiosidade impulsionou o homem na busca do conhecimento e o domínio de técnicas para produzir novidades e controlar a natureza. Assim, a Química faz parte do cotidiano do homem desde seu surgimento, muito embora no princípio ela não tenha sido catalogada como Ciência.

A evolução da química até se tornar uma ciência, tem como base:

1) Nas descobertas acidentais ou empíricas, através de desenvolvimento de equipamentos apropriados e técnicas que foram transmitidas geração após geração, a qual se dá o nome de tradição técnica.

2) A necessidade que o homem tem em explicar as observações dos fenômenos naturais, como relâmpagos, o fogo, produção de ligas metálicas (idade do bronze; idade do ferro, etc.). Na antiga Grécia do século V (a. C) através de sua filosofia (que significa busca da verdade), fase denominada tradição intelectual. A “curiosidade” que é em parte responsável pelo aprofundamento dos conhecimentos teóricos, que podem ou não se transformar em subsídios para a criação de processos tecnológicos.

3) Durante a idade média, as experiências eram feitas praticamente secretas, onde se visava a procura de um elixir da vida eterna, para a cura de todas as doenças e da pedra filosofal, busca da riqueza ou seja transformação de qualquer metal em ouro. Essa fase denominada Alquimia, como vimos era cercada de misticismo, mágica, porém nesta fase foram desenvolvidos muitos equipamentos de laboratório ainda hoje utilizados, descoberta de novos elementos químicos e novos produtos.

4) A química só passou a ser considerada Ciência após o desenvolvimento de procedimentos tanto teóricos como práticos principalmente a partir do século XVII com Robert Boyle (1627 – 1691) publicação do seu livro “The Sceptical Chemist” (“O químico céptico” ou o “Químico que não confia”); Antoine Laurent Lavoisier (1743 – 1794), com base em experimentos, é de sua autoria a Lei da Conservação da Massa “Na natureza nada se cria, nada se perde mas tudo se transforma”; houve a contribuição de outros cientistas como Joseph Louis Proust (1799); John Dalton (1766 – 1844), dentre outros.

5) Outro detalhe importante a assinalar é que o grande desenvolvimento da Ciência foi possível, em boa parte, devido à chamada Comunicação Científica. Em que qualquer ponto de sua atividade científica, os cientistas comunicam suas observações, experiências, leis hipóteses e teorias a outros cientistas , através de reuniões, congressos, seminários, revistas e livros científicos, televisão em programas específicos, além de normas estabelecidas pela IUPAC

A Química pode ser dividida em:

I) Química Orgânica: estuda os compostos do elemento carbono;

II) Química Inorgânica estuda os compostos dos demais elementos químicos;

III) Físico Químico liga a Química com a Física;

IV) Química Analítica trata da análise de um sistema químico (quais as espécies químicas e com que quantidades comparecem no sistema).

O surgimento da raça humana na Terra, entre 20 000 e 50 000 anos atrás, é considerado muito recente quando se compara a idade de Terra, calculada em torno de 4,5 bilhões de anos. Neste “curto” período de tempo, o ser humano aprendeu de uma forma muito lenta transformar as substâncias da natureza em algo que pudesse melhorar o seu conforto ou sua qualidade de vida.

No entanto, foi nos últimos 100 a 150 anos que o ser humano desenvolveu a tecnologia (palavra grega que significa “techne” maestria ou arte e “logos” ciência, traduzindo como “tecnologia é a ciência sobre a maestria ou arte”, porém esta tradução não dá uma impressão das dimensões que ela abrange, temos também a palavra inglesa “know-how” traduzindo como “saber como”).

A química de uma maneira geral, no cotidiano muitas vezes é entendida ou confundida como se fosse uma substância nociva à saúde, por isso é comum aparecer frases escritas ou ditas como “Aqui se faz pão sem química”, que corretamente deveria ser escrita como “Aqui se faz pão sem aditivos nocivos à saúde”

1.2 O PRAZER DA QUÍMICA E A DESMISTIFICAÇÃO DAS FRASES FEITAS:

“Química é prazer e prazer é química”. Essa é uma das frases com que Atílio Vanin “Professor-doutor em Físico-químico do Instituto de Química da Universidade de São Paulo”, costuma rebater expressões como a reproduzidas abaixo, devido ao preconceito e desinformações principalmente da mídia.

1) Nenhuma substância natural é nociva: “Uma grande mentira. Basta lembrar que a cocaína, a maconha, o fumo ou aflatoxina substância produzida por fungos que é o cancerígeno mais potente conhecido”

2) Todos os desastres ecológicos são causados pelo homem: “E os vulcões, como o Etna na Itália?”

3) Lixo químico: “Todo lixo é químico. Resíduos de alimentos lixo tão químico quanto o cianeto produzido pela galvanoplastia”

4) Tal remédio ou produto não tem química: “Até remédios homeopáticos têm uma quantidade imensa de produtos químicos”.

5) Todo agroquímico ou defensivo agrícola é agrotóxico: “O nitrato de amônio ou potássio (salitre), por exemplo, são agroquímicos não-tóxicos”

6) Pasteur foi um grande médico: “Ele era licenciado em química, tinha habilitação de professor secundário, pela Escola Normal Superior de Paris”.

7) Bioquímica é mais fácil do que química:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com