TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Analitica

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

ALLANA THANUSKA NOBRE ALMEIDA

 ISABELA LIRA ANÉSIO

RELATÓRIO DA PRÁTICA: ANÁLISE DE TOQUE

PROFª. TERESA CRISTINA BEZERRA SALDANHA

JOÃO PESSOA

2014


ALLANA THANUSKA NOBRE ALMEIDA

 ISABELA LIRA ANÉSIO

[pic 2]

JOÃO PESSOA

2014

Resumo

Este relatório apresenta a prática de análise de toque, realizada na disciplina de Química Analítica Qualitativa, no dia 02 de outubro de 2014, onde foram utilizados reagentes numa escala semimicro. A prática visa uma observação de reações e suas variações de cor em meio ácido e meio básico, tendo como objetivo principal a determinação da presença de determinados íons na amostra.

Palavras-chave: Análise de toque. Semimicro. Reações.


Sumário

1.        Introdução        

2.        Objetivos        

3.        Materiais e métodos        

3.1        Materiais        

3.2        Métodos        

4.        Conclusões        

5.        Referências        

        

        

  1. Introdução

Processo de análise numa escala semimicro, a análise de toque é considerada um método muito econômico, tendo em vista que utiliza uma quantidade mínima de reagentes e amostra. De execução fácil e rapidez, não é necessária a utilização de aparelhos muito sofisticados, sendo que os únicos utilizados são pipetas, tubos de ensaio, e algum material poroso ou placa de toque, como pode ser visto na figura abaixo.

Figura 1. Placa de toque de porcelana.

[pic 3]
Fonte: Alquimia Científica. Produtos de laboratório.

O método que utiliza materiais porosos para a análise de toque foi desenvolvido por Fritz Feigl e colaboradores, porém foi necessário pesquisar novos reagentes característicos para determinados íons. Esse método ficou conhecido como “spot test”, pois sua principal característica é o aparecimento de manchas no papel (ou outro material poroso).

Para que ocorra o aparecimento da cor, é necessário que seja feita a dissolução da amostra, pois se ela for sólida, não terá possibilidade de proceder com o experimento. Assim, a amostra será tratada com ácido, que pode ser ácido nítrico ou clorídrico, mas nesse caso, utiliza-se o Nítrico pela necessidade de uma reação redox. Após isso, deve-se preparar o meio, pois cada íon reage de uma forma diferente de acordo com o meio à que está submetido.


  1. Objetivos

A prática possui como objetivo principal a identificação de alguns metais, são eles: Cobre, Níquel, Ferro e Chumbo. Através do método da análise de toque, que é uma técnica de análise onde os reagentes e a própria amostra são aplicados em gotas, tem finalidade qualitativa, pois determina a quantidade de uma ou mais espécies químicas.

Fornece também aos estudantes a observação e comparações de reações, o modo e manuseio de substâncias, além de promover um melhor raciocínio analítico, com fins qualitativos, executado com técnica em que se desenvolve uma coloração característica para a identificação da espécie coletada.

O resultado é expresso mediante o limite de identificação, juntamente ao limite de diluição, ou seja, quanto menor for o limite de identificação e maior o de diluição, o teste será mais sensível ao resultado. Logo, a formação de substâncias coloridas que aparecem no papel é uma das características das reações observadas.


  1. Materiais e métodos
  1. Materiais

Para esta prática foram utilizados os seguintes materiais:

Cobre

[pic 4]

Ferrocianeto de Potássio

[pic 5]

Chumbo

[pic 6]

Dimetilglioxima

[pic 7]

Bombril

[pic 8]

Ácido Nítrico

[pic 9]

Moeda

[pic 10]

Ácido acético

[pic 11]

Amônia

[pic 12]

Iodeto de Potássio

[pic 13]

  1. Métodos

Com uma lima, foi retirada uma limalha de cada material e adicionado o ácido nítrico em aquecimento até secar. Em seguida, ao esfriar adiciona-se água destilada suficiente para dissolver toda a amostra. Todo o procedimento foi feito pela professora.

O papel de filtro foi dividido em 4 quadrantes, tendo em vista que foram 4 amostras a serem analisadas, e no primeiro quadrante procedeu-se a determinação do metal presente.

Colocou-se uma gota da amostra no papel e, em seguida, alcalinizou o meio com amônia. Nada aconteceu, então tivemos a indicação de que o metal não era o Cobre. Assim, seguiu-se com a adição da dimetilglioxima. O não aparecimento da coloração vermelha também eliminou a possibilidade de ser Níquel. Outra gota da amostra foi colocada no papel de filtro para a análise em meio ácido. Procedeu a adição de ácido acético e, logo em seguida, de ferrocianeto de potássio. A mancha que apareceu foi azul e identificou-se o ferro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (332.9 Kb)   docx (247.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com