TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de taxa de reação

Artigo: O conceito de taxa de reação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  Artigo  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Se a velocidade de reação macroscópica (observada, empírica ou fenomenológica) para qualquer reação pode ser expressa por uma equação de velocidade diferencial empírica (ou lei de velocidade) que contenha um fator expressando completamente a dependência da velocidade de reação das concentrações [A]x, [B]y, onde x e y são expoentes constantes (independentes da concentração e do tempo) e k é independente de [A] e [B], então diz que a reação é de ordem x com relação a A; de ordem y, com relação a B; e de ordem total n = x + y. Os expoentes x e y podem ser positivos ou negativos; números inteiros ou racionais.

O conceito de ordem de reação também é aplicável a processos químicos ocorrentes em sistemas nos quais acontecem mudanças de concentração (e, portanto, de velocidade de reação) e não são mensuráveis por si só.

Os valores dos expoentes só podem ser determinados por experimentos, e podem ou não ser os valores dos coeficientes na equação química balanceada. Os valores dos expoentes geralmente são 0, 1, 2 ou 3, e até frações. Quando uma reação apresenta ordens parciais que não são números inteiros, pode-se determinar as velocidades iniciais de reação para diversas concentrações de qualquer componente, mantendo outras concentrações constantes.

As ordens parciais de uma reação são parâmetros determinados experimentalmente, e como tal, podem ter qualquer valor, não necessariamente inteiro e positivo. Quando as ordens parciais não são números inteiros, não é possível obter as ordens de reação através de um raciocínio tão simples.

Para uma lei cinética genérica, pode-se determinar as velocidades iniciais de reação para diversas concentrações de qualquer componente aplicando-se logaritmo a equação. De igual modo, se procederia em relação aos outros componentes para determinar as ordens parciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com