TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a dureza da água

Artigo: O que é a dureza da água. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

O que é a dureza da água

A “dureza” na água para consumo humano está associada à presença de catiões metálicos, designadamente os iões cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+). Uma água é considerada “dura” quando contém na sua composição valores significativos destes sais e “macia” quando os contém em pequenas quantidades.

As águas provenientes de zonas calcárias são mais duras do que as águas provenientes de zonas graníticas.

A dureza divide-se em dureza temporária e dureza permanente. A primeira é gerada pela presença de carbonatos e bicarbonatos e pode ser eliminada por meio de fervura da água. A segunda é devida a cloretos, nitratos e sulfatos, os quais não são suscetíveis à fervura. À soma da dureza temporária e permanente dá-se o nome de “Dureza Total” da água.

Como se manifesta

A água dura não dissolve bem o sabão ou detergente, tem um sabor desagradável e promove a deposição de calcário nas canalizações, máquinas de lavar roupa e louça, ferros a vapor e por vezes nas torneiras e chuveiros.

Dureza da água e saúde

Sob o ponto de vista sanitário, as águas duras não apresentam inconvenientes. A presença de sais de cálcio e magnésio na água não representa risco para a saúde, pelo contrário, o cálcio e o magnésio são mesmo recomendados para o crescimento e são elementos saudáveis para os dentes e ossos e podem, inclusivamente, proteger o ser humano de algumas doenças. Por esse motivo a água de torneira pode contribuir para as nossas necessidades diárias de cálcio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a dose diária de cálcio recomendada para os adultos, deve ser de cerca de 1000 mg, fornecido pela alimentação de produtos lácteos, hortícolas e cereais. O sol é determinante na fixação do cálcio nos ossos, recomendando-se uma curta exposição diária, mesmo no Inverno.

Alguns processos de tratamento de água para consumo humano, por vezes incluem a adição de sais de cálcio, procurando obter uma água equilibrada.

Legislação

O Decreto-Lei nº 306/2007, de 27 de agosto, respeitante à qualidade da água para consumo humano, não estabelece o valor paramétrico para a dureza total.

Os níveis de dureza da água distribuída no Concelho de Serpa situam-se entre 170 e 330 mg/l de carbonato de cálcio (CaCO3), sendo a mediana de 230 mg/l (CaCO3).

A Câmara Municipal de Serpa Aconselha Máquina de lavar roupa

Numa água com elevada concentração em carbonato de cálcio deve adicionar-se uma maior quantidade de detergente e de aditivo anticalcário (desincrustante), excepto quando são usadas pastilhas em que essas quantidades estão presentes por excesso. No caso de se tratar de uma água considerada macia, a quantidade de detergente e aditivo que é necessário adicionar em cada lavagem é muito baixa. Máquina de lavar loiça

As máquinas de lavar loiça necessitam de ser ajustadas de acordo com a classificação da água utilizada em termos do seu grau de dureza, ou seja, da sua concentração em carbonato de cálcio (CaCO3).

Para uma água que apresente uma baixa concentração em carbonato de cálcio, a quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com