TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EXERCÍCIOS DE RADIOATIVIDADE

Por:   •  6/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA ESTADUAL JARDIM SÃO MATHEUS[pic 1]

EXERCÍCIOS DE FÍSICA

Nome: _________________________________________________  2°__

Profª Giovana Pereira da Silva

[pic 2]

Responda as questões em uma folha pautada, a qual deve ser anexada juntamente com as perguntas e devidamente preenchida com seu nome. Procure ser o mais claro possível nas respostas, deixando sempre a linha de raciocínio registrada. Não serão aceitas respostas matemáticas sem os devidos cálculos justificados. Para melhor rendimento, busque materiais auxiliares para resolver as questões e qualquer dúvida estou à disposição!

[pic 3]

  1. Especifique as emissões radioativas a seguir e suas características:
  1. Alfa
  2. Beta
  3. Gama
  1. (UECE) Escolha a alternativa na qual é apresentada uma correta associação entre o nome do cientista e a contribuição que deu para a ciência no campo de estudos da radioatividade.
  1. Becquerel - descoberta da radioatividade natural.
  2.  Marie Curie - descoberta do nêutron.
  3.  Chadwick - descoberta dos raios X.
  4.  Roentgen - descoberta do polônio.
  1. (Enem/2017) O avanço científico e tecnológico da física nuclear permitiu conhecer, com maiores detalhes, o decaimento radioativo dos núcleos atômicos instáveis, desenvolvendo-se algumas aplicações para a radiação de grande penetração no corpo humano, utilizada, por exemplo, no tratamento do câncer. A aplicação citada no texto se refere a qual tipo de radiação?
  1. Alfa
  2. Beta
  3. Gama
  4. Raio-X
  5. Ultravioleta

[pic 4]

  1. Considerando o símbolo internacional da radiação representado na imagem abaixo, conhecido como Trifólio, explique qual a representação técnica do círculo central? E qual o significado das 3 pás em volta desse círculo?

Figura 1: Trifólio. Disponível em: Google Imagens.

[pic 5]

  1. Comente sobre o acidente radioativo em Goiânia com o césio-137, dando ênfase nas consequências que o mesmo acarretou na saúde da população.

  1. Por que Hiroshima e Nagazaki já podem ser habitadas mesmo após a ocorrência da bomba nuclear, enquanto Chernobyl ainda não pode devido ao acidente radioativo?

  1. Cite ao menos 4 aplicações benéficas da radioatividade no dia a dia. Por exemplo, na agricultura, na medicina, no meio ambiente e na indústria.
  1. Complete corretamente as equações nucleares abaixo, com partículas alfa () ou beta () nos espaços em branco: [pic 6][pic 7]
  1.  🡪  + ____[pic 8][pic 9]
  1. 🡪  + ____[pic 10][pic 11]
  1.  🡪  + ____[pic 12][pic 13]
  1.  🡪  + ____[pic 14][pic 15]
  1.  🡪  + ____[pic 16][pic 17]
  1.  🡪 + ____[pic 18][pic 19]
  1. Determine o número de partículas alfa e beta que foram eliminadas por um átomo de radônio  para que ele fosse transformado em um átomo . [pic 20][pic 21]
  1. (ENEM MEC/2018) O terremoto e o tsunami ocorridos no Japão em 11 de março de 2011 romperam as paredes de isolamento de alguns reatores da usina nuclear de Fukushima, o que ocasionou a liberação de substâncias radioativas. Entre elas está o iodo-131, cuja presença na natureza está limitada por sua meia-vida de oito dias. O tempo estimado para que esse material se desintegre até atingir 1/16 da sua massa inicial é de:
  1. 128 dias
  2. 8 dias
  3. 16 dias
  4. 24 dias
  5. 32 dias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (174.2 Kb)   docx (573.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com