TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Elementos Do Grupo 1 E 2 Da Tabela Periódica

Por:   •  22/7/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.713 Palavras (11 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 11

AULA PRÁTICA 1: ELEMENTOS DO GRUPO 1 E 2 DA TABELA PERIÓDICA

26 DE MAIO DE 2023

SUMÁRIO

1

Introdução

5

2

Objetivos

7

3

Parte Experimental

8

3.1

Materiais

8

3.2

Procedimento Experimental

9

4

Resultados e Discussão

10

5

Considerações Finais

13

Referências

14

  1. INTRODUÇÃO

Os metais alcalinos compreendem os elementos do Grupo I, lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr), formando um grupo bastante homogêneo, com a química mais simples que qualquer outro da Tabela Periódica. Todos os metais alcalinos são extremamente reativos quando expostos ao oxigênio ou à água, assim como a qualquer ânion. Uma vez que as energias de ionização dos mesmos são as mais baixas da tabela, a perda do último elétron da camada se faz sem o desprendimento de muita energia.

Em razão de sua reatividade, esses metais somente são encontrados na natureza combinados em compostos, como cloreto de sódio (NaCl), nunca como substâncias simples. Estes metais possuem na camada eletrônica mais externa um elétron fracamente ligado ao núcleo, ao perder esse único elétron transformam-se em íons positivos monovalentes, cátions , formando compostos univalentes, iônicos e incolores.  As propriedades dos metais alcalinos estão intimamente relacionadas com sua estrutura eletrônica e seu tamanho. [pic 1]

Todos os elementos são metais, excelentes condutores de eletricidade e moles.  São muito reativos e perdem rapidamente o brilho quando expostos ao ar seco. Todos reagem com água, liberando hidrogênio e formando os correspondentes hidróxidos.  Queimam ao ar formando óxidos, embora o produto formado varie de acordo como metal. Reagem com enxofre formando sulfetos. As reações entre os metais alcalinos e a água acontecem tão violentamente que podem ocasionar a combustão espontânea do hidrogênio liberado, assim, devem ser acondicionados em atmosferas de baixa umidade e protegidos contra o oxigênio (com uma camada plástica impermeável, por exemplo).

 São muito eletropositivos formando bases muito fortes e estáveis.  Os metais alcalinos são sólidos metálicos de baixa densidade, baixos pontos de fusão e maleáveis.  Todos têm propriedades metálicas características, como brilho metálico prateado e altas condutividades térmicas e elétricas. Ainda, são voláteis e podem ser isolados na forma pura, por destilação de misturas de reação. Essas propriedades variam de maneira razoavelmente regular com o aumento do número atômico.

Os elementos do grupo II são chamados de metais alcalinos terrosos, formado pelas espécies, berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e rádio (Ra).  Esses elementos metálicos ocorrem naturalmente apenas em compostos.  À exceção do berílio (Be), esses elementos também reagem com água para produzir soluções alcalinas, e a maioridade seus óxidos, como a cal (CaO), forma soluções alcalinas.

Como possuem dois elétrons na camada de valência, os metais alcalinam terrosos são comumente encontrados na natureza sob estado de  (pois também são altamente reativos, e, nos casos do cálcio, estrôncio e bário, são tanto quanto os elementos da família 1A). Logo, possuem tendência de perder os 2 elétrons mais externos e formar íons positivos bivalentes, .[pic 2][pic 3]

A eletropositividade cresce no grupo de cima para baixo, e a reatividade tende a crescer no mesmo sentido. Podem ser preparados pela eletrólise de seus haletos no seu estado fundido, embora a maneira mais conveniente de preparar pequenas quantidades de outros metais alcalinos terrosos é por meio da redução de seus óxidos por metais redutores disponíveis.  

Os metais pertencentes ao Grupo 2 da tabela periódica, possuem no nível eletrônico mais externo dois elétrons s, são divalentes, formam compostos iônicos incolores e são reativos, porém menos reativos que os metais alcalinos. O berílio é uma exceção de comportamento quando comparado com os metais da série, pois seus compostos são                 predominantemente covalentes, isso porque o átomo de berílio e seu íon  são extremamente pequenos, possuem elevada densidade de carga e poder polarizante (J.D. LEE 1999).  [pic 4]

Os raios atômicos e iônicos são os fatores que mais influenciam as propriedades químicas desses elementos. A maior dureza mecânica desses metais alcalino-terrosos indica um aumento na força de ligação metálica devido ao aumento de elétrons disponíveis, consequentemente, possuem pontos de fusão e ebulição mais elevados quando comparados com os metais do Grupo 1 (ATKINS, 2008).

  1. OBJETIVOS

1.1.2.    Elementos do grupo 1

  • Verificar a reatividade de um metal do grupo 1;

1.1.3.     Elementos do grupo 2

  • Verificar algumas propriedades e determinar a dureza de uma água dura temporária;
  • Observar a reatividade do magnésio com a água.

  1. PARTE EXPERIMENTAL
  1. MATERIAIS E REAGENTES

Sólido Metálico

5 Béquerer 250 mL

Fenolftaleína

5 Tubos de ensaio

Água destilada

Lamparina

Água dura temporária

Chapa aquecedora

Bico de Bunsen

Pinça

Solução de [pic 5]

Capela

Água de sabão

Espátula

Fita de magnésio

Esponja de aço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (885.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com