TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia para ensinar os elementos da tabela periódica através da atividade lúdica

Artigo: Metodologia para ensinar os elementos da tabela periódica através da atividade lúdica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  Artigo  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 2

Aprender os conceitos envolvidos nas reações das substancias e exemplificar com experiências simples que possam ser facilmente compreendidas se ocorre uma reação e como se identificar o tipo de reação.

Ao criar ou adaptar um jogo ao conteúdo escolar ocorrerá o desenvolvimento de habilidades envolvendo o indivíduo em todos os aspectos: cognitivos, emocionais e relacionais. Esses aspectos têm como objetivo torná-lo mais competente na produção de respostas criativas e eficazes para solucionar os problemas. Ser competente implica em saber mobilizar de forma criativa e eficaz as habilidades, nas quais os conhecimentos, valores e atitudes são usados de forma integrada frente às necessidades impostas pelo meio. As habilidades se constroem e manifestam na ação, a qual se aprimora pela prática, levando à reconstrução do conhecimento.

Portanto, este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia diferenciada para o ensino dos elementos da tabela periódica, através de atividades lúdica e com isso poder avaliar a eficiência da aplicação do mesmo no processo de ensino/aprendizagem na disciplina de Química no 1º ano do ensino médio. Os jogos desenvolvidos foram o Dominó e o Bingo com adaptações e o conteúdo aplicado foi os elementos da tabela periódica.

Atualmente é de fundamental importância que o ensino de Química seja relevante ao estudante, isto é, que possa ser relacionado com o seu dia-a-dia, como assuntos que afetam a sua vida e a sociedade em que ele se insere. O dia-a-dia do professor é muito dinâmico e requer sempre a execução de trabalhos didáticos que estimulem o aprendizado. Esta é uma tarefa inerente ao trabalho docente que é comum em todos os níveis de ensino. Uma alternativa para a dinamização das aulas é variar as técnicas de ensino empregadas. O desenvolvimento de estratégias modernas e simples, utilizando experimentos, jogos e outros recursos didáticos, é recomendado para dinamizar o processo de aprendizagem em Química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com