TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos do Grupo 14 da Tabela Periódica: Preparação e propriedades do carbonato e do bicarbonato de sódio

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

Experimento 05

Elementos do Grupo 14 da Tabela Periódica:

Preparação e propriedades do carbonato e do bicarbonato de sódio

5.1 - Preparação do NaHCO3: Borbulhar CO2 puro em 50 mL de uma solução de carbonato de sódio puro a 10% (m/v), mantendo a temperatura do meio reacional entre 33º e 34ºC, até não mais haver  formação de precipitado. Filtrar o composto em funil de Buchner e lavar com etanol gelado e acetona.  Colocar o papel de filtro com o composto em um vidro de relógio limpo e seco e deixar secar ao ar. Pesar, depois de seco para calcular o rendimento da reação. A formação de precipitado demora para começar, em torno de 40 a 50 minutos.

5.2 – Calcinação dos sais: Colocar 0,5 g de carbonato de sódio em um tubo de ensaio. Tampar o tubo com uma rolha transpassada por uma pipeta Pasteur conectada a uma pequena mangueira que deve ser imersa em um segundo tubo de ensaio com solução de hidróxido de bário. Aquecer cuidadosamente o tubo de ensaio com o sal diretamente no bico de Bunsen e observar. Equacionar quimicamente. Repetir o procedimento usando 0,5 g de bicarbonato de sódio.

5.3 – Testes dos sais em meio ácido: Colocar 0,5 g de carbonato de sódio e de 0,5 g bicarbonato de sódio em dois tubos de ensaio distintos. Adicionar a cada um deles 5 mL de ácido clorídrico 2 mol L-1. Verificar o ocorrido e equacionar quimicamente.

5.4 – Hidrólise do carbonato de sódio: Adicionar, em um tubo de ensaio, 2 mL de uma solução de carbonato de sódio 10% (m/v) sobre 3 mL de uma solução de sulfato de alumínio 0,5 molL-1. Observar e descrever as reações químicas relevantes.

QUESTÕES

01 – O carbonato e bicarbonato são duas formas comuns de carbono inorgânico. Que outras formas de carbono inorgânico são comumente encontradas. Cite exemplos.

02 – Qual dos dois sais (carbonato e bicarbonato de sódio) deve ter o caráter mais iônico? Justifique.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com