TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Procedimentos

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

PROCEDIMENTO

Segurança

Use óculos de olhos departamentais ao fazer esta experiência.

 Não ingerir sólidos ou soluções, pois os produtos de vidro podem estar contaminados com outros produtos químicos.

 Limpe o sólido KNO3 derramado em relação ao equilíbrio e a solução KNO3 no banco depois de terminar o laboratório.

Perigos químicos

KNO3 - oxidante e irritante

Materiais

Termômetro

Septo

Placa de aquecimento

Peixinho

Tubo de ensaio de 200 mL

Suporte universal

Béquer de 500 mL

Proveta

KNO3 (s)

Água destilada

Procedimento

1-Monte um banho de água quente para dissolver KNO3 como mostrado na Figura 1.

2- Medir cerca de 20 g de KNO3 em um balanço. Registre a massa exata de KNO3 e transfira o composto para um tubo de ensaio seco de 200 mL.

3- Meça 15 mL de água destilada e adicione-a ao tubo de ensaio com KNO3. Aqueça o tubo em banho-maria com a placa quente e mexa a mistura com um fio-máquina metálico até que todo o KNO3 se dissolva.

4- Retire o tubo de ensaio do banho de água quente e use uma toalha de papel para secar rapidamente a parede externa do tubo de ensaio (Figura 2A).

Levante os septos com o termômetro e agite a barra suavemente até que a lâmpada do termómetro permaneça bem acima do nível da solução (Figura 2B).

Nota: Não remova o septa com o termómetro completamente do tubo de ensaio.

5- Marque o nível de solução no tubo de ensaio com um afiado e rotulá-lo como 1 (Figura 2C). Substitua os septos pelo termómetro e deixe o tubo de ensaio com solução de KNO3 esfriar naturalmente enquanto agita lentamente a solução.

6- Observe a solução KNO3 quando esfria e grave a temperatura quando aparece o primeiro cristal branco. Esta será a temperatura para o equilíbrio na Equação 1.

7- Adicione 5 mL de água destilada ao tubo de ensaio depois de gravar a temperatura. Coloque o tubo de ensaio de volta ao banho de água quente e aqueça até que todo o KNO3 se dissolva. Repita os passos 4, 5 e 6 para marcar o nível de solução como 2 e grave a temperatura de equilíbrio.

8- Repita o passo 7 mais duas vezes e colete os dados para o 3º e 4º ensaios.

9- Depois de terminar os quatro ensaios, deve haver quatro marcadores no tubo de teste de 200 mL rotulado como 1, 2, 3 e 4. Determine os volumes da solução em cada marca. Adicione a água da torneira ao tubo até a primeira marca. Despeje esta água em um cilindro graduado de 100 mL e grave o volume. Repita o procedimento para cada uma das marcas restantes no tubo e mida os volumes restantes.

10- Quando o experimento for concluído, retire a solução KNO3 no recipiente de resíduos na exaustão e limpe as vidrarias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com