TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARO DE SOLUÇÃO E TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE: DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLAR DO ÁCIDO BENZÓICO E DETERMINAÇÃO DA ÁCIDEZ DO VINAGRE

Por:   •  15/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC

ALAN SAVARIZ

BRUNA DOSCIATTI VELHO

DYEGO JONATHAN PELICIOLLI

PREPARO DE SOLUÇÃO E TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE: DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLAR DO ÁCIDO BENZÓICO E DETERMINAÇÃO DA ÁCIDEZ DO VINAGRE.

                JOAÇABA

2019

ALAN SAVARIZ

BRUNA DOSCIATTI VELHO

DYEGO JONATHAN PELICIOLLI

PREPARO DE SOLUÇÃO E TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE: DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLAR DO ÁCIDO BENZÓICO E DETERMINAÇÃO DA ÁCIDEZ DO VINAGRE.

Relatório apresentado como parte das exigências da disciplina Quimica Geral, do curso de Licenciatura em química da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba.

Orientador: Dr. Leonardo Henrique de Oliveira e Msc. José Carlos Azzolini.

Joaçaba

2019

SUMÁRIO[pic 1]

1. INTRODUÇÃO        4

2. OBJETIVOS        4

3 REFERENCIAL TEÓRICO        5

4. METODOLOGIA        6

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO        7

6. CONCLUSÕES        11

REFERÊNCIAS        11

1. INTRODUÇÃO

A titulação ácido-base é uma técnica frequentemente realizada em laboratórios e indústrias para determinar a concentração desconhecida de uma solução a quantidade de um determinado soluto em solução pode ser determinada a través da reação desta espécie química com uma outra substância em solução, de nominada de solução padrão, cuja concentração é exatamente conhecida.

O processo pelo qual a solução com concentração conhecida (titulante) é adicionada à solução com concentração desconhecida (titulado) é denominado de titulação e utiliza-se uma bureta para determinação do volume adicionado.

Substâncias que se prestam para tal procedimento são denominadas de padrões primários e devem ser de fácil obtenção, purificação e estáveis.

Este  relatório  consiste  no  processo descrito acima,  no  qual  se  pode  determinar  a quantidade  de  uma  base  ou  de  um  ácido  através  de  reação  com  um  ácido  ou  base de  concentração  rigorosamente  conhecida,  reação  que  ocorrera  até  que  na concentração  das  duas  substancia  atinja  o  ponto  de  equivalência.  A medição  do ponto  de  equivalência  é  efetuada  através  de  um  indicador  de  ph,  como  a fenolfetanina  entre  outros,  o  qual  mudara  de  cor  para  um  valor  de  ph  mais  próximo possível do ponto de equivalência.

2. OBJETIVOS

· Preparar uma solução de hidróxido de sódio;

· Padronizar a concentração de base, usando titulação;

· Determinar a massa mola (MM) do ácido benzoico, por titulação;

· Determinar a concentração de ácido acético no vinagre.


3 REFERENCIAL TEÓRICO[a]

        Segundo Russel (1994) um ácido é uma substância capaz de prover íons de hidrogênio H+, em solução aquosa. Os compostos ácidos possuem a capacidade de reagir com uma base, as quais liberam íons OH-, quando dissociadas. Essas reações ácido-base são conhecidas como reações de neutralização. A neutralização entre um ácido e uma base terá como produtos resultantes um sal e água. Estas reações de neutralização são fundamentais para realizar o procedimento laboratorial conhecido como titulação ácido-base.

A titulação é a principal técnica utilizada para determinação de acidez, principalmente a titulação ácido-base de Bronsted com uso de indicador, sendo também utilizada a titulação potenciométrica. Porém, as titulações potenciométricas são muito demoradas ou exige instrumento de custo relativamente elevado, enquanto a titulação com uso do indicador, apresenta a desvantagem de os resultados serem muito dependente do analista, que é um problema na acreditação das análises (OLIVEIRA, 2014).  

No processo de titulação geralmente uma solução básica é colocada em uma bureta, a qual permite medir o volume gasto dessa solução com concentração conhecida, para neutralizar um volume conhecido de uma solução ácida (solução problema), e dessa forma através das relações entre os volumes e as concentrações determinar a concentração da solução problema. O indicador é usado para demonstrar o ponto de equivalência, ele muda de cor por causa do desaparecimento de uma substancia “A” e o aparecimento de uma substância “B” (MACÊDO, 2005; RUSSEL, 1994).

O vinagre é um produto obtido a partir da fermentação acética geralmente de vinhos e frutas, é amplamente utilizado com a finalidade de atribuir gosto e aroma aos alimentos, sendo assim pode ser considerado um condimento (OLIVEIRA, 2014). A legislação brasileira preconiza que a acidez total mínima do vinagre deve ser de 4 g/100ml (Brasil, 2005; Embrapa 2006).  

 

4. METODOLOGIA

O presente experimento consistirá no preparo de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH), chamado de titulante e, a partir do mesmo, titular, ou seja, determinar a concentração em quantidade de matéria da solução do ácido oxálico (H2C2O4) e ácido acético (CH3COOH), e também calcular a massa molar do ácido benzoico (C7H6O2).

Para a construção desse experimento, utilizou-se os seguintes reagentes e materiais:

 

  • Balança semi-analítica
  • Béquer de vidro de 50ml
  • Balão volumétrico de 100ml
  • Bastão de Vidro
  • Bureta
  • Suporte Universal
  • Garra
  • Erlenmeyer de vidro de 100ml
  • Pipeta volumétrica de 10ml
  • Espátula
  • Funil de vidro
  • Pera (auxiliar de sucção)
  • Pisseta com água destilada
  • Hidróxido de sódio (NaOH)
  • Ácido benzoico
  • Etanol
  • Solução padrão ácido oxálico 0,05 mol.L-1
  • Vinagre branco
  • Indicador fenolftaleína

Para dar início ao preparo da solução de hidróxido de sódio (NaOH) calculou-se a massa necessária para preparar 100ml de solução com concentração em quantidade de matéria igual a 0,1 mol.L-1. Em seguida pesou-se essa massa e acrescentou-se 20 ml de água destilada para dissolver o hidróxido de sódio e depois, transferindo essa solução para um balão volumétrico, completando-o até a marca de 100 ml. Após esse procedimento fez-se a homogeneização da solução. Antes de dar início a padronização da solução de hidróxido 0,1 mol.L-1 foi montada a bureta no suporte universal utilizando a garra para fixá-la. Limpou-se a bureta com aproximadamente 5 ml da solução de hidróxido de sódio (NaOH) e após acrescentou-se a solução de modo que a bureta estivesse zerada, indicada pelo menisco inferior ficando na marca do zero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (562 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com