TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPRIEDADES QUÍMICAS DE ALUMÍNIO

Seminário: PROPRIEDADES QUÍMICAS DE ALUMÍNIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Seminário  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

PROPRIEDADES QUÍMICA DO ALUMÍNIO

O alumínio, de símbolo químico Al, é um elemento químico metálico trivalente, leve, sólido cristalino, de cor branca-prateada e sem odor característico. Este metal é incluído no conjunto dos metais representativos, com número atómico igual a 13 (grupo do boro) e uma massa atómica relativa de 26,98 1.

Com poucas excepções, encontra-se nos compostos químicos na forma de Al 3+. São conhecidos nove isótopos do alumínio, com números de massa entre 23 e 30,.

O alumínio é uma das espécies mais reativas que se conhece. A temperaturas elevadas, cerca dos 180ºC, reage com a água, produzindo hidróxido de alumínio (Al(OH)3) e hidrogénio (H2), e com outros óxidos metálicos, produzindo o respectivo metal e óxido de alumínio (Al2O3). Ele pode também complexar com espécies ricas em electrões, como o flúor e o cloro. O seu carácter anfotérico permite-lhe reagir com ácidos inorgânicos e bases fortes3.

Composição Química

Propriedades Físicas Típicas

Alumínio utilizado para funções que não requeiram requisitos mecânicos. Quanto mais complexo o processo de fabricação mais se evidencia a diferença em: moldes para injeção, moldes para vacum forming, moldes para estamparia e moldes para extrusão e sopro. Aplicados na fabricação de moldes e matrizes de PP, PET, ABS, PVC, como também em pequenas produções destes produtos.

Propriedades Físicas Típicas

METAIS

FERRO

Possui pouca utilidade quando puro, mas misturado com outros elementos, obtêm-se ligas com propriedades extremamente úteis.

Liga é toda substância metálica, resultante da união íntima entre dois ou mais elementos, onde um pelo menos é metal.

Dentre as ligas que contêm ferro, a mais importante é o aço, formado por ferro e carbono em proporções adequadas. A adição de outros elementos proporciona a obtenção de aços especiais. Um exemplo disso é o aço inoxidável (adição de níquel e cromo).

NIQUEL

O níquel é um material de grande resistência mecânica à corrosão e à oxidação, possuindo ainda um sistema de oxidação isométrico (ou seja, uma forma disposta que apresenta distância igual entre seus mais diversos pontos). Seu peso específico é de 8,5 g/cm³, com um ponto de fusão localizado em aproximadamente 1453 graus Celsius, possuindo um peso atômico de 58,68. Seu número atômico é 28, valendo ao níquel um lugar entre os denominados “metais de transição“ na tabela periódica dos elementos químicos.

O níquel é bastante usado sob sua forma pura, para a produção de protetores de peças metálicas, devido à sua já mencionada alta resistência à oxidação (ferrugem). É aplicado principalmente em ligas ferrosas e não-ferrosas para consumo no setor industrial, em material bélico, em moedas, na área de transporte, nas aeronaves, na área de construção civil, aços inoxidáveis, ou ainda na produção do ímã artificial conhecido como Alnico (sigla referente aos componentes do mesmo: Alumínio, Níquel e Cobre).

ALUMINIO

O alumínio puro é maleável e frágil, porém suas ligas com pequenas quantidades de cobre, manganês, silício, magnésio e outros elementos apresentam uma grande quantidade de características adequadas às mais diversas aplicações. Estas ligas constituem o material principal para a produção de muitos componentes dos aviões e foguetes.

Quando se evapora o alumínio no vácuo, forma-se um revestimento que reflete tanto a luz visível como a infravermelha. Como a capa dióxido que se forma impede a deterioração do revestimento, utiliza-se o alumínio para a fabricação de espelhos de telescópios, em substituição aos de prata.

Devido à sua grande reatividade química é usado, quando finamente pulverizado, como combustível sólido para foguetes e para a produção de explosivos. Ainda usado como anodo de sacrifício e em processos de alumino termia para a obtenção de metais.

Outros usos do alumínio são:

Transporte: Como material estrutural em aviões, barcos, automóveis, tanques, blindagens e outros.

Embalagens: Papel de alumínio, latas, tetrabriks e outras.

Construção civil: Janelas, portas, divisórias, grades e outros.

Bens de uso: Utensílios de cozinha, ferramentas e outros.

Como recipientes criogênicos até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com