TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama geral sobre a indústria brasileira do alumínio

Seminário: Panorama geral sobre a indústria brasileira do alumínio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  Seminário  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 9

Panorama geral sobre a indústria brasileira do alumínio representando sua produção, uso e reciclagem.

Produção do alumínio: O alumínio segue o ferro/aço entre os metais de maior consumo anual, sendo o mais importante dos metais não ferrosos. A variedade de usos do alumínio está relacionada com suas características físico-químicas, com destaque para seu baixo peso específico, comparado com outros metais de grande consumo, resistência à corrosão e alta condutibilidade elétrica/térmica.

O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre. Sua obtenção depende de etapas de processamento da bauxita, que é formada por um processo químico natural, proveniente da infiltração de água em rochas alcalinas em decomposição. Esse minério pode ser encontrado próximo à superfície com uma espessura média de 4,5 metros. O processo da mineração de bauxita, que origina o alumínio, pode ser exemplificado da seguinte maneira: (Remoção planejada da vegetação e do solo orgânico; Retirada das camadas superficiais do solo “argilas e latirias”; Beneficiamento: Britagem, para redução de tamanho; Lavagem do minério com água para reduzir (quando necessário) o teor de sílica contida na parcela mais fina; Secagem.

A refinaria é a fase do processo que transforma a bauxita em alumina calcinada. O procedimento mais utilizado é o Bayer. Nele, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Esses cristais são secos e calcinados a fim de eliminar a água. Então, a alumina é finalmente transformada em alumínio por meio de um processo de eletrólise. Em resumo, estas são as fases do processo de transformação da bauxita em alumina calcinada que são:

Dissolução da alumina em soda cáustica.

Filtração da alumina para separar o material sólido.

O filtrado é concentrado para a cristalização da alumina.

Os cristais são secados e calcinados para eliminar a água.

O pó branco de alumina pura é enviado à redução. (Na redução, ocorre o processo conhecido como Hall-Héroult, por meio da eletrólise, para obtenção do alumínio). As principais fases da produção de alumina, desde a entrada do minério até a saída do produto final são: Moagem Digestão Filtração/evaporação Precipitação e calcinação.

A produção brasileira de alumínio ficou praticamente estável em 2012 na comparação com um ano antes, informou nesta quinta-feira a Abal, que associação que representa a indústria. A produção em 2012 somou 1,436 milhão de toneladas, leve recuo de 0,3 por cento sobre o volume produzido em 2011. O tombo foi contido por um crescimento de 11,2 por cento na produção da Votorantim Metais CBA, que passou de 409 mil toneladas em 2011 para 454,9 mil toneladas no ano passado, em dezembro, a produção de alumínio primário no Brasil somou 117,6 mil toneladas, queda de 5,5 por cento na comparação com um ano antes, levando em conta o preço da energia elétrica no Brasil, para manter a produção em 2012 é um sinal da confiança do setor de que o governo vai melhorar a competitividade da indústria", disse o presidente da Abal, Adjarma Azevedo.

Apesar do pacote do governo para reduzir os custos da energia elétrica no Brasil, o presidente da Abal acredita que a produção de alumínio primário do país em 2013 continuará estável, com o preço atual da energia, dificilmente o setor faz caixa para poder investir", disse Azevedo. "A produção não cresce este ano em hipótese alguma", afirmou. Segundo ele, pacote de redução do custo da energia elétrica no país, anunciado no final do ano passado com a renovação antecipada de concessões de geradoras, privilegiou o setor regulado e não o mercado livre, usado por grandes empresas para comprar energia.

Uso do alumínio

Quando o alumínio era ainda uma curiosidade com custos elevados, as primeiras utilizações eram limitadas a estatuetas, placas comemorativas, objetos de decoração. No fim do século XIX com o aumento da disponibilidade foi, gradualmente, utilizado em utensílios de cozinha. O crescimento da importância do alumínio foi consequência da combinação de propriedades úteis resultando numa adequação técnica para aplicações em engenharia, podendo ser transformado através de processos metalúrgicos normais, e, atividades de pesquisas e tecnologias, fizeram do alumínio um material que não apresenta dificuldades nas suas aplicações.

As vasilhas usadas no processo Hall-Heroult são conhecidas como potes - e um grande pode produzir mais de duas toneladas de alumínio ao dia. Mas as empresas podem aumentar esse volume, e o fazem, conectando diversos potes. Uma fundição pode conter uma ou mais dessas linhas, cada qual com 200 a 300 vasilhas. Dentro delas, a produção de alumínio continua dia e noite, isso é para garantir que o metal se mantenha em forma líquida, uma vez por dia, os trabalhadores escoam o alumínio dos potes, em boa parte do metal é separada para se tornar lingotes de fabricação, Para produzir um lingote de fabricação, o alumínio derretido é encaminhado a grandes fornalhas onde pode ser combinado a outros metais, formando ligas. O metal passa por um processo de limpeza conhecido como fluxão. Nessa etapa são utilizados gases como nitrogênio ou argônio para promover a separação de impurezas e conduzi-las à superfície para serem removidas. O alumínio purificado é em seguida derramado em moldes e refrigerado rapidamente com o uso de água fria.

Parte do alumínio que sai dos potes não é purificado ou usado para fazer ligas metálicas, e depois é despejado diretamente em moldes, onde se resfria rapidamente e endurece para formar lingotes de fundição. As usinas primárias de alumínio vendem esses lingotes de fundição a outras fundições, que os fazem retornar ao estado líquido e cuidam elas mesmas da produção de ligas e da fluxão. Essas usinas, por sua vez, transformam o alumínio em diversas peças - para componentes, automóveis e outras aplicações - usando as seguintes técnicas de fabricação:

Fundição moldada: O alumínio pode ser moldado em infinitas formas, derramando o metal derretido em um molde. À medida que ele esfria e endurece, toma a forma do molde. Essa forma de fundição é usada para produzir objetos sólidos e de formas únicas, como peças para motores de carros, martelos de alumínio ou as chapas de base de ferros elétricos.

Laminação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com