TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA DE SOFTWARE: UM PANORAMA GERAL

Exames: ENGENHARIA DE SOFTWARE: UM PANORAMA GERAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  3.450 Palavras (14 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ÁUREO DE OLIVEIRA FILHO

ANEXO LIVRAMENTO

ELZA CASTRO

IAGO AGUIAR

RANGEL OLIVEIRA

SIRLENE FREIRE

ENGENHARIA DE SOFTWARE: UM PANORAMA GERAL

LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA-BA

2014

ELZA CASTRO

IAGO AGUIAR

RANGEL OLIVEIRA

SIRLENE FREIRE

ENGENHARIA DE SOFTWARE: UM PANORAMA GERAL

Trabalho solicitado pelo professor Fabricio Luz Pessoa, para avaliação parcial da disciplina Lógica e Técnica de Programação , do curso Técnico em Informática, turma vespertino I, do CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho anexo Livramento.

LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA-BA

2014

INTRODUÇÃO

A evolução dos sistemas computadorizados teve início em meados dos anos 40, nesta época todos os esforços eram voltados para a constituição do hardware, devido é claro as limitações tecnológicas deste período. Mas aos poucos a tecnologia do hardware foi sendo conhecida e dominada e nos anos 50 as preocupações voltaram-se para o desenvolvimento de Sistemas Operacionais, surgindo as primeiras realizações destes sistemas. Houve uma preocupação também com as das chamadas “linguagens de programação de alto nível, como FORTRAN e COBOL, e dos respectivos compiladores.” O objetivo nesta época seria poupar o usuário de computadores da necessidade de conhecimento das questões relacionadas ao funcionamento interno das máquinas.

No início dos anos 60, com o “surgimento dos sistemas operacionais com características de multiprogramação, a eficiência e utilidade dos sistemas computacionais tiveram um considerável crescimento, para o que contribuíram também, de forma bastante significativa, as constantes quedas de preço do hardware.” (MAZZOLA, 2010, p. 05). Com este crescimento surgiu à necessidade de se desenvolver sistemas de software capazes de substituir os pequenos programas/aplicativos utilizados até então. Só que havia outro problema: a falta de experiência e de adequação neste período dos métodos de desenvolvimentos para “pequenos programas”, caracterizou a chamada “crise do software”, mas em contrapartida propiciou o surgimento do termo “Engenharia de Software”, um projeto criado com a finalidade de solucionar a crise de então.

Segundo MAZZOLA (2010),

Atualmente, apesar da constante queda dos preços dos equipamentos, o custo de desenvolvimento de software não obedece a esta mesma tendência. Pelo contrário, corresponde a uma percentagem cada vez maior no custo global de um sistema informatizado. A principal razão para isto é que a tecnologia de desenvolvimento de software implica, ainda, em grande carga de trabalho, os projetos de grandes sistemas de software envolvendo em regra geral um grande número de pessoas num prazo relativamente longo de desenvolvimento. O desenvolvimento destes sistemas é realizado, na maior parte das vezes, de forma "ad-hoc", conduzindo a frequentes desrespeitos de cronogramas e acréscimos de custos de desenvolvimento.

Esclarecido estes pontos, destaca-se que o objetivo deste trabalho é realizar um panorama geral sobre a “Engenharia de Software”, realizando um estudo resumido, uma vez que esta disciplina se apresenta muito extensa. Os principais pontos a serem pesquisados e apresentados são: A origem, definição, os benefícios e os planejamentos e métodos da Engenharia de Software.

A ORIGEM DA ENGENHARIA DE SOFTWARE

A engenharia de software surgiu para controlar a crise do software que se instalou em meados dos anos 60. É comum dizer que surgiu para que “todos na área de TI “falassem” a mesma língua.” Assim começaram a criar modelos de desenvolvimento baseados em experiências entre equipes, tudo documentado, testado e aplicado para gerar metodologias para posteriores projetos.

Todo esse movimento começou no fim dos anos 70, ganhando mais força nos anos 80. Sendo mais preciso o termo foi criado na década de 1960 e utilizado oficialmente em 1968 na NATO Science Committee, o primeiro a definir Engenharia de Software foi Friedrich Ludwig Bauer foi o primeiro dizendo: "Engenharia de Software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe em máquinas reais". O próprio significado de engenharia já traz os conceitos de criação, construção, análise, desenvolvimento e manutenção. (WIKIPÉDIA).

A engenharia de Software teve o objetivo “de contornar a crise do software e dar um tratamento de engenharia (mais sistemático e controlado) ao desenvolvimento de sistemas de software complexos. Um sistema de software complexo se caracteriza por um conjunto de componentes abstratos de software (estruturas de dados e algoritmos) encapsulados na forma de procedimentos, funções, módulos, objetos ou agentes interconectados entre si, compondo a arquitetura do software, que deverão ser executados em sistemas computacionais.” (WIKIPÉDIA).

DEFINIÇÃO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

Segundo MAZZOLA (2010) O software pode ser definido, numa forma clássica, como sendo: "um conjunto de instruções que, quando executadas, produzem a função e o desempenho desejados, estruturas de dados que permitam que as informações relativas ao problema a resolver sejam manipuladas adequadamente e a documentação necessária para um melhor entendimento da sua operação e uso". Mas em um contexto de Engenharia de Software o software deve ser visto como um produto a ser "vendido".

É importante dar esta ênfase, diferenciando os "programas" que são concebidos num

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com